Paróquia de Ritápolis realiza festa em honra à São Pedro e São Paulo

A tradicional festa dos santos católicos Pedro e Paulo já é presença garantida no calendário religioso de muitas paróquias. Em Ritápolis, a festa de concentra na comunidade dedicada aos santos. A programação conta com transmissões de missa e novenário pelas redes sociais da Paróquia.

A programação tem início na quinta-feira, 25 de junho, às 19h, e segue até domingo, dia 28. Os interessados podem acompanhar pelo Facebook “Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia” ou pelo Canal no YouTube “Paróquia de Santa Rita de Cássia de Ritápolis“.

A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.

Pedro era um pescador, foi apontado por Jesus como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra de Jesus. Por outro lado, Paulo de Tarso não esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto e inclusive, perseguia cristãos. No entanto, converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva.

Ambos morreram martirizados. São Pedro foi crucificado, mas pediu para que a cruz ficasse de cabeça para baixo, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre. Já São Paulo foi degolado em Roma.

Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).