Paróquia de Sant’Ana (Lavras)

Forania de Lavras

Padroeira: Santa Ana

Dia Maior: 26 de julho

Pároco: Pe. Túlio Marcos Ribeiro Corrêa

santana_lavras

História

Aproximadamente 50 km é a distância que separa Carrancas (MG), primeira sede da Paróquia de Sant´Ana, da cidade onde ela atualmente se encontra, Lavras. A referida Paróquia esteve sediada em Carrancas até meados do século XVIII quando o bispado de Mariana, Arquidiocese a qual a Paróquia de Sant´Ana fazia parte, foi contatado a fim de que ela fosse transferida para Lavras, cidade com população crescente e cuja devoção a Sant´Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, tornava-se a cada dia mais expressiva.

Assim, em 1760 a Paróquia foi transferida e inaugurou-se em Lavras um novo templo, de arquitetura barroca, atualmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – a igreja do Rosário. Séculos mais tarde, em 1904, em meio a projetos de expansão da cidade de Lavras, foi firmado o compromisso de construção de uma outra igreja, que pudesse receber um número maior de fiéis. Para tornar possível o empreendimento, o então pároco, pe. Francisco Severo Malaquias, reuniu doações de toda a população. Tais esforços culminaram na inauguração, em 1917, da atual matriz da Paróquia de Sant´Ana.

Hoje, a Paróquia de Sant´Ana é formada por oito comunidades rurais e sete urbanas, que contam com a dedicação de cinco padres, além de religiosos e leigos que participam de um dos 12 movimentos ou das 24 pastorais em atuação. É também dela que foi desmembrada a mais nova Paróquia da Diocese de São João del Rei, que recebeu a denominação oficial de “Paróquia de Nossa Senhora Aparecida”. Com a separação, 10 bairros passam a fazer parte da nova Paróquia.

Trabalho missionário

Em tempos de Missão Diocesana, a Paróquia de Sant´Ana intensificou seu trabalho missionário, já realizado normalmente. “A Paróquia de Sant´Ana tem uma tradição neste trabalho missionário de visitas às famílias. Ele foi implantado na Paróquia há mais de 10 anos. A única diferença é que ele se limitava mais às comunidades rurais. A ‘Comissão das Missões’ se reúne regularmente e as visitas às famílias sempre aconteceram nestes anos todos”, explicou o pároco de Sant´Ana, pe. Elígio Stülp (scj), à frente da Paróquia desde fevereiro deste ano. As visitas, agora, ganharam novo vigor e contemplam também as residências das comunidades urbanas. “Para mim, com a experiência que tenho de missões na África e também aqui no Brasil, este é um trabalho que fascina e ao qual procuro dar todo o apoio necessário, especialmente no que diz respeito à formação de nossos missionários leigos”, destacou pe. Elígio.

Além dos trabalhos missionários, a Paróquia de Sant´Ana destaca-se pelos importantes programas sociais realizados em prol das comunidades carentes da região. É o caso da Fundação Padre Dehon, constituída em janeiro de 2005 e administrada por um conselho deliberativo formado por sacerdotes, pelo pároco da Paróquia de Sant´Ana e por leigos integrantes do Conselho Administrativo Paroquial. A Fundação promove o apoio a crianças, jovens e adultos através de programas e atividades no âmbito da saúde, cultura, educação, lazer e esporte, além de cursos profissionalizantes.

Rua Monsenhor Aureliano, 59  Centro

CEP.: 37200-000    Lavras/MG