Paróquia de Santo Antônio (Itutinga)

Forania de Lavras

Padroeiro: Santo Antônio de Pádua

Dia Maior: 13 de junho

Pároco: Pe. José Roberto Vale

Itutinga_2013

Breve histórico

A história da Paróquia de Santo Antônio de Pádua confunde-se com os primeiros registros históricos da própria cidade em que se encontra, a pequena Itutinga. A origem da devoção a Santo Antônio no povoado remonta a 1760, mesma época da chegada dos primeiros bandeirantes em busca de ouro, que batizaram o local de Arraial de Santo Antônio da Ponte Nova. Sob a influência de um missionário de origem portuguesa devoto de Santo Antônio que os acompanhava, os bandeirantes ergueram, por volta do ano de 1794, a primeira capela em honra ao santo.

Em 1924, o povoado passou a se chamar Itutinga. Vinte anos depois, o Curato de Santo Antônio de Itutinga foi elevado à categoria de Paróquia, graças a um decreto assinado em 15 de agosto por Dom Frei Inocêncio Engelke, então bispo de Campanha, diocese à qual pertencia a região. No dia 17 de março de 1970, Dom Othon Motta, bispo coadjunto de Campanha, benzeu a primeira pedra da construção da atual Igreja Matriz de Santo Antônio. O local em que antes situava a antiga igreja, deu lugar ao que hoje é a casa paroquial.

Ela é composta por cinco comunidades rurais (Macuquinho, Campo Redondo, Mato Dentro, Mafra e Jacarandá), uma capela filial no bairro do Rosário, dedicada à Nossa Senhora do Rosário, além de sua sede, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, situada no centro da cidade.

A festa do padroeiro é mencionada em registros antigos, datados de 1905. Desde então, ela vem sendo realizada com a participação de inúmeros devotos.

Endereço:

Rua Antenor Augusto, 35   Centro