Paróquia de Santo Antônio (Lagoa Dourada)

Forania de Prados

Padroeiro: Santo Antônio de Pádua

Dia Maior: 13 de junho

Pároco: Pe. Paulo Marcelo Daher Filho

santo_antonio_lagoa_dourada

Breve histórico

Fundada por Dom Frei Antônio de Guadalupe, a paróquia de Santo Antônio, de Lagoa Dourada, nasceu como Capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada em 1734. Pertencia à Freguesia de Prados. Somente em 14 de julho de 1832 foi elevada à categoria de paróquia e teve como primeiro pároco o Pe. Antônio Rodrigues Chaves, removido de Prados. Desde então, 17 párocos já passaram pela paróquia.

Dentre eles, Monsenhor José Hugo de Resende Maia, que lá permanece até hoje, contabilizando mais de 40 anos de atuação pastoral. Desde 2006, Mons. José Hugo é vigário paroquial. “Tenho um sentimento muito bom por trabalhar aqui. Temos uma ótima convivência”, declara pe. José Walter. Ainda como vigário paroquial de Santo Antônio, está o pe. Jair Rodrigues de Castro.

Ao todo, 13 comunidades, reunidas em três igrejas (Igreja Matriz, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Lagoa Dourada) e 10 capelas rurais são atendidas pela Paróquia; 17 movimentos e pastorais estão em atividade.

Para um povo tradicional e eminentemente católico, definição de pe. José Walter para a população de Lagoa Dourada, a Semana Santa e a festa do padroeiro estão entre as festividades mais importantes. “A festa em honra a Santo Antônio tem sido cada vez melhor, com grande aumento da devoção”, conta o pároco. Também ganham destaque as festas de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida.

Praça Dom Antônio de Assis, 76 – Centro

CEP.: 36345-000 – Lagoa Dourada/MG