Paróquia de Santo Antônio (Tiradentes)

Forania de Prados

Padroeiro: Santo Antônio

Dia maior: 13 de junho

Pároco: Pe. Alisson Sacramento

Vigário: Pe. Ilton de Paula Resende

santo_antonio_tiradentes

Breve histórico

A Paróquia de Santo Antônio da cidade de Tiradentes teve início em 1710 sendo que a primeira igreja construída data de 1702, onde é a atual Matriz, e é uma das paróquias mais antigas da Diocese de São João Del-Rei.

A cidade de Tiradentes surgiu com a chegada dos bandeirantes, por volta de 1700. Tendo encontrado muito ouro na região, logo surgiu um grande povoado e a construção de muitas igrejas, somando um total de 21 igrejas e capelas, mais de 13 passinhos, 04 cemitérios, 02 velórios, Casa das Almas, 03 casas paroquiais e Museu de Liturgia. A Matriz de Santo Antônio construída a partir de 1710 foi o mais importante monumento do Brasil colonial. Seu interior possui centenas obras de arte cobertas com 484 quilos de ouro, contando também com um órgão de 1776, restaurado na Espanha em 2008, sendo o único no Brasil. O coro da Matriz se destaca das demais igrejas de sua época por ser todo entalhado na madeira e pintado a ouro.

Na Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes, acontece a maior festa religiosa da Diocese de São João Del-Rei. Aproximadamente 50 mil pessoas lá comparecem durante o Jubileu da Santíssima Trindade que é o primeiro Santuário Diocesano, título dado por Dom Delfim Ribeiro Guedes, (primeiro bispo de nossa diocese), em 1962.

O primeiro pároco, Pe. Manuel de Almeida tomou posse em 1712 e o atual, Pe. Ademir Sebastião Longatti tomou posse em 13 de fevereiro de 1987 e aqui permanece desde essa data, portanto, há 24 anos é responsável por esta paróquia, tendo dinamizado esta de forma muito positiva, construindo capelas, incentivando e criando vários movimentos, pastorais, catequese, grupo de jovens, etc…, além de construir fraternidade, (que é o mais difícil) com seu jeito especial de cativar e lidar com o povo de Deus.

Um antigo sonho de Pe. Ademir, idealizador do Museu da Liturgia, esta sendo realizado. A construção está em plena atividade e a sua inauguração está prevista para o dia 08 de dezembro de 2011. A partir do dia 05 de maio de 2011 o pároco já reside na nova casa paroquial.

O objetivo principal do Museu da Liturgia é preservar o acervo da Paróquia de Santo Antônio, mostrando ao público o seu valor cultural, artístico e religioso. Por ser Museu da Liturgia tem também como objetivo, evangelizar.

A Paróquia de Santo Antônio é muito importante para Tiradentes, porque procura manter viva suas festividades e cerimônias religiosas que tiveram início no séc. XVIII, atraindo milhares de turistas do mundo inteiro, pois divulga e propaga não só o aspecto religioso, havendo uma intensa atividade cultural no seio da paróquia.

*Colaboração: Ir. Niva Maria Guimarães

Rua Jogo de Bola, 15 Centro