Paróquia de São Francisco de Assis (SJDR)

sao_francisco
Igreja de São Francisco

Forania de São João del-Rei

Padroeiro: São Francisco de Assis

Dia Maior: 4 de outubro

capelanossasenhoradelourdes

História

A paróquia de São Francisco de Assis foi criada no dia 09 de abril de 1967, por decreto do então bispo da diocese de São João del-Rei, Dom Delfim Ribeiro Guedes. “Sendo a paróquia uma das células vitais e mais vitalizantes do Corpo Místico, a sua criação saúda-se sempre com intenso e justificado entusiasmo, o que revela sólido amadurecimento espiritual de uma parcela do Povo de Deus” (texto extraído do Decreto de Ereção da Paróquia de São Francisco, assinado por Dom Delfim).

Na época, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco cedeu o templo que havia construído, a Igreja de São Francisco, para constituir a sede paroquial da nova paróquia. No entanto, hoje, por questões funcionais, é a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (foto ao lado) que assume a posição de Igreja Matriz.

Atualmente, a paróquia de São Francisco é formada por sete comunidades e capelanias, além de abranger o Mosteiro São José, a Santa Casa de Misericórdia e o 11º Batalhão de Infantaria e Montanha. Diversas pastorais e movimentos estão em atividade, reunindo padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas na construção do reino de Deus.

Praça Frei Orlando, 150   Cx Postal 06

CEP.: 36307-352    São João del-Rei/MG