Paróquia de São João Bosco (SJDR)

Forania de São João del-Rei

Padroeiro: São João Bosco

Dia Maior: 31 de janeiro

PÁROCO – Pe. Roberto Modesto Carneiro

VIGÁRIO – Pe. Fernando Anuth

VIGÁRIO – Pe. Raimundo Dilermando Afonso

VIGÁRIO – Pe. Jairo de Matos Fonseca

VIGÁRIO – Pe. Carlos Sebastião da Silva

santuario_dom_bosco

Breve histórico

A Paróquia de São João Bosco, em São João del-Rei, nasceu em 1936 por decreto do então bispo de Mariana, o salesiano Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Ainda sem uma sede definitiva, funcionava na Capela do Albergue Santo Antônio. Teve como seu primeiro pároco o Monsenhor Francisco Tortoriello.

Imediatamente após a criação da paróquia, começou-se a erguer a Igreja Matriz de São João Bosco, hoje Santuário de São João Bosco. A obra grandiosa exigiu a realização de muitas promoções para angariar fundos para a construção. Quando atingiu a altura do telhado, a administração paroquial foi confiada aos padres salesianos. Em 1946, a paróquia começou a funcionar na igreja ainda inacabada.

Hoje, a paróquia reúne 12 comunidades, sendo sete urbanas e cinco rurais, Capelanias, Movimento Comunitário Dom Bosco, Oratório Festivo, Centro de Cooperadores, Damas Salesianas e se organiza em 36 setores, cada um coordenado por um ou mais zeladores. Além disso, muitos movimentos, grupos e pastorais trabalham voluntariamente em prol do crescimento paroquial.

De estilo moderno e alegre, o Santuário é famoso por ser o centro de devoção a Dom Bosco em toda a região das Vertentes.

Praça Dom Helvécio, 88, Dom Bosco

CEP.: 36301-160    São João del-Rei/MG