Paróquia de São Sebastião (Santa Cruz de Minas)

Forania de São João del-Rei

Padroeiro: São Sebastião

Dia Maior: 20 de janeiro

Pároco: Pe. Bolivar Vieira de Resende

So_Sebastiao_Sta_Cruz

Breve histórico

O ano de 2010 será um marco importante para a Paróquia de São Sebastião, em Santa Cruz de Minas. Em 06 de novembro, ela irá comemorar os 25 anos de sua criação. Antes pertencente à Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a comunidade da então Vila Santa Cruz de Minas foi desmembrada e elevada à Paróquia por decreto do então bispo diocesano, dom Antônio Carlos Mesquita. Na data, também foi nomeado seu primeiro administrador paroquial, pe. João Rodrigues de Paula, empossado canonicamente em 05 de janeiro de 1986.

No dia 14 de fevereiro de 1987, foi empossado como pároco pe. Claudir Possa Trindade, que permaneceu à frente da Paróquia por 10 anos sendo responsável também por importantes trabalhos de evangelização. Desde 2001, pe. Pedro de Jesus Wiermann é quem atua como pároco da Paróquia de São Sebastião.

Sua igreja matriz localiza-se na cidade de Santa Cruz de Minas; entretanto, sua região pastoral compreende bairros também de SJDR: Cohab, Recreio das Alterosas e Residencial Girassol. A estimativa é de que além dos cerca de 7.600 habitantes de Santa Cruz outros cinco mil são-joanenses sejam atendidos pastoralmente pela Paróquia. Para facilitar os trabalhos pastorais, a Paróquia divide-se em 13 setores ou comunidades que, ao todo, reúne 22 movimentos e pastorais.

Devoção ao padroeiro

A devoção a São Sebastião em Santa Cruz de Minas remonta ao ano de 1936, quando já se rezava pedindo sua intercessão pela Vila. Em 29 de junho de 1937 aconteceu a primeira festa em honra ao santo que seria o padroeiro da futura Paróquia, com a bênção de um cruzeiro e a celebração de uma missa campal presidida pelo pe. José Bernardino Siqueira, então pároco da Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes.

No mesmo ano, 1937, foi criada uma comissão com o intuito de arrecadar fundos para a construção de uma igreja em honra a São Sebastião. “Assim iniciou-se a caminhada de fé desta comunidade. Hoje é uma Paróquia vibrante, entusiasmada e fervorosa que tem como privilégio a proteção do glorioso mártir São Sebastião, valoroso herói da fé que ajudou tantos cristãos de sua época a perseverarem no caminho de Deus e que, por fim, deu a sua vida por amor a Deus e em defesa dos irmãos cristãos que sofriam e eram presos por seguirem Jesus”, destaca pe. Pedro.

Praça São Sebastião, 135 – Centro

CEP.: 36328-000   Santa Cruz de Minas/MG