Paróquia de Tiradentes festeja São João Evangelista

A Igreja celebra nesta quarta-feira, 27, a festa de São João Evangelista. Na Paróquia Santo Antônio, em Tiradentes, vai haver missa às 19 horas, na igreja dedicada ao santo, seguida de procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.

Construída em meados do século XVIII, a Capela de São João Evangelista está localizada na tranquila Rua Padre Toledo e tem fachada sem torres, sendo o sino disposto em uma das janelas. O interior segue a simplicidade exterior, com altares em estilo Rococó. A igreja se destaca por ser o local de sepultamento do compositor de músicas sacras do século XVIII Manoel Dias de Oliveira. Conta a tradição que os inconfidentes se encontravam na Casa Paroquial (hoje Museu Casa Padre Toledo), ligada à Igreja por um túnel, de modo a evitar os Dragões (força militar portuguesa na colônia).

Sobre o Santo

São João era discípulo de Jesus, aquele que Jesus amava e que esteve com ele até a morte na cruz. Era o mais jovem dos apóstolos, pescador e a tradição delega a ele o texto do quarto evangelho, algumas cartas e o livro do Apocalipse. Apesar do temperamento contemplativo, participou de todos momentos da vida de Jesus, inclusive daqueles momentos mais importantes como a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a aflição no Monte das Oliveiras. João esteve na última ceia e aos pés da cruz.

Nos Atos dos Apóstolos, ele aparece sempre com São Pedro. Após Pentecostes João ficou pregando em Jerusalém. Participou do Concílio de Jerusalém, depois com Pedro se transferiu para a Samaria. Mas logo foi viver em Éfeso, para onde teria levado também a mãe de Jesus. Nesta cidade organizou comunidades e foi perseguido.

João morreu e foi sepultado em Éfeso. Tinha noventa anos de idade, após muito sofrimento por todas as perseguições que sofreu durante sua vida, por pregar a Palavra de Deus.