Paróquia de Tiradentes realiza live cultural com composições e órgão do Séc XVIII

Crédito: Alberto Lopes/Tiradentes Mais

“Século XVIII in Live”, uma mistura de história, tradição e atualidade promete inovar a noite da próxima sexta-feira, 31. Organizada pela Paróquia Santo Antônio, em Tiradentes, a transmissão ao vivo do concerto busca propagar cultura e oferecer entretenimento em tempos de pandemia. No repertório, composições de Händel, Mozart e Scarlatti, interpretadas por organistas e flautista da região.

Inaugurado em 1788, o órgão da Matriz de Tiradentes é um dos mais importantes do país. Instrumento musical no qual o som é produzido pela passagem do ar comprimido através dos tubos de metal e madeira, ele é considerado um dos mais antigos de toda a música ocidental e muito presente no contexto histórico da liturgia cristã.

Segundo o pároco, padre Álisson Sacramento, a ideia de produzir um conserto on-line vem na necessidade em se manter viva a tradição da comunidade, já que os consertos, realizados semanalmente na igreja matriz, foram interrompidos devido as normas de prevenção contra o Covid-19. “Este será o primeiro conserto on-line promovido pela Paróquia. Esperamos fazer outros”, explica.

A apresentação contará com a presença dos organistas David Sad Filho e Maria Amélia Viegas, juntamente com a flautista Salomé Viegas. Sad é natural de Barbacena e Bacharel em Música/Piano. Para ele, a live será uma oportunidade de valorizar a arte, a história e a cultura da região. “Uma forma de manter vivo o projeto, além de ser importante para divulgar o trabalho e a beleza desse instrumento, ainda, pouco conhecido”.

Já a são-joanense e mestre em flauta, Salomé Viegas, vê o evento como uma forma de se adaptar à realidade, além de matar a saudade do instrumento. “participo do projeto há anos, junto com minha irmã e outras pessoas. Será a primeira vez que vamos apresentar o conserto de forma virtual. Sei que estamos saturados de tantas lives, mas espero que seja especial e possa atingir um grande público. Estou muito feliz com tudo isso”, destaca.

A transmissão vai acontecer na sexta-feira, 31, à partir das 19h30, e será transmitido pelo Canal do YouTube da Paróquia Santo Antônio e pelas demais redes sociais da Paróquia.

Confira trechos do ensaio para o conserto:

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).