Paróquia do Pilar festeja padroeira da Diocese e entroniza relíquia de São Carlo Acutis

Festejada no último domingo, 12, centenas de fiéis se dirigiram até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário para fazerem suas preces e agradecimentos a intercessão da Mãe de Jesus. Celebrações de missas, procissão e bençãos especiais marcaram as comemorações da patrona da cidade e da Diocese de São João del-Rei. Nesta no a festa teve como tema: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.

Segundo a tradição espanhola, umas das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização. Os espanhóis têm um amor e uma devoção muito grande a sua imagem colocada em cima de uma coluna (ou Pilar). A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos. Tamanha devoção chegou ao Brasil em 1690 e está presente até hoje em cidades do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais que tem o título mariano como padroeira.

Pela manhã, Dom José Eudes Campos do Nascimento presidiu a Santa Missa Solene. Um momento especial da celebração foi a renovação da Consagração da Diocese de São João del-Rei à Virgem do Pilar. Diante da venerada imagem da padroeira, Dom José Eudes reafirmou o compromisso da Diocese com a fé e a devoção à padroeira. Ao todo foram realizadas 5 missas durante todo o dia, além da realização da Liturgia das Horas e Vésperas Solenes, sendo a última abrilhantada pelo Coro Gregoriano da Associação dos Coroinhas de Dom Bosco.

Durante a última missa da Solenidade de Nossa Senhora do Pilar, um momento de profunda emoção tomou conta da assembleia: a entrada da relíquia de São Carlo Acutis, conduzida por jovens da Paróquia do Pilar e de outras comunidades da Diocese. O gesto foi acompanhado pelo Hino do Jubileu da Esperança e pela oração do povo, que acolheu com reverência o sinal visível da presença do jovem santo. Após a entrada, Dom José Eudes incensou a imagem em sinal de veneração e gratidão. Confira o texto de acolhida e entronização da Relíquia proferido durante a celebração:

Irmãos e irmãs, queridos jovens:

Hoje, enquanto celebramos a nossa Padroeira, Nossa Senhora do Pilar, invocamos também a presença visível do mais novo santo de nossa Igreja: São Carlo Acutis. Neste momento festivo, convidamos os jovens de nossa Paróquia para fazer entrar entre nós, em meio ao povo, a relíquia de quem viveu com simplicidade, fervor e entrega, como sinal de esperança para nossa juventude.

São Carlo Acutis, nascido em 1991, viveu apenas quinze anos — mas soube viver um profundo amor por Deus. Desde cedo sentiu um desejo ardente pela Eucaristia, participou ativamente da vida da Igreja e usou seus talentos em informática para catalogar milagres eucarísticos e divulgar a beleza da fé da Igreja. Mesmo diante da leucemia fulminante, permaneceu firme, transformando-se em oferta pela Igreja e pelos jovens.

Ao trazer a relíquia de Carlo Acutis para nosso meio, queremos contemplar a vida de um jovem santo que nos diz: a santidade não é um ideal distante — ela é possível aqui, agora, nas alegrias e dificuldades da nossa vida cotidiana. Que ele seja para nós intercessor e exemplo: para que os jovens de nossa Diocese – e todos nós, sem distinção – possamos encontrar nas realidades do dia a dia o caminho em direção a Deus.

Que Nossa Senhora do Pilar, sob cujo manto nos reunimos hoje, guie e acompanhe esse gesto de veneração. Que, à semelhança da coluna que sustenta, ela nos sustente na fé; e que a relíquia de Carlo Acutis, ao entrar entre nós, nos inspire a construir, com cada gesto, um mundo mais fraterno e santo.
Recebamos, com reverência e alegria, esta relíquia de São Carlo Acutis.

Na homilia, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, Pároco da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Vigário Geral da Diocese, destacou a vida de Carlo Acutis como exemplo luminoso de fé e santidade no mundo. Recordou seu amor pela Eucaristia — que ele chamava de “minha estrada para o céu” — e o zelo com que se dedicou a difundir os milagres eucarísticos por meio da internet. Afirmou que Carlo nos mostra que a santidade é possível hoje, mesmo em meio às tecnologias e desafios da juventude moderna. Ele nos ensina que a Eucaristia é o centro da vida cristã e o caminho seguro que nos conduz à eternidade.

Ao final da Missa Solene, Dom José Eudes concedeu a bênção com a relíquia de São Carlo Acutis, estendendo-a especialmente aos jovens que estavam na Igreja do Rosário. O gesto encerrou a celebração em clima de fé, esperança e alegria, fortalecendo o chamado de cada jovem a viver a santidade no cotidiano, inspirados pelo exemplo de Carlo Acutis e pela proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar.

Em procissão, os fiéis seguiram por diversas ruas da cidade histórica e contou com manifestações devocionais por parte dos moradores. Chuva de pétalas de rosas, tapetes coloridos, toalhas e velas nas janelas. Tudo para homenagear a Mãe de Jesus Cristo. Ao término da procissão, o Te Deum foi entoado em ação de graças, seguido pela Bênção do Santíssimo Sacramento.