Para marcar o importante Tempo da Páscoa a Paróquia Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar promove nesta semana, junto da comunidade, a Via Lucis, caminhando com o Cristo Ressuscitado. Através de leituras bíblicas, reflexões, orações e cânticos, os fiéis são convidados a meditar a Vitória de Cristo sobre a morte.
Na última terça-feira, dia 18 de abril, foi a vez da Comunidade Santo Antônio realizar a Via Sacra da Ressurreição. Já nesta quarta-feira, dia 19 de abril, a celebração vai acontecer às 18h30, na Comunidade do Divino Espírito Santo, na Capela do Divino. No sábado, dia 22 de abril, às 16h, o rito vai ser celebrado na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, na Bica da Prata e dia 29, a celebração vai acontecer na Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, no Alto das Mercês.
No mês de maio também vai haver a celebração nas comunidades. No dia 03, às 19h, será na Comunidade da Santa Cruz, no Pau D’Angá. No dia 05, também às 19h, na comunidade do Sagrado Coração de Jesus, no Alto do Presépio. Dia 06, a celebração vai acontecer às 18h, na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, na Rua do Ouro e dia 12, às 19h, na comunidade do Sagrado Coração de Jesus, no Buraquinho.
Além da Paróquia Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, a Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte também realizará tal celebração. O evento da ressurreição vai acontecer neste domingo, dia 22 de abril, às 19h, com celebração de missa na Igreja Nossa Senhora da Saúde e caminhada até o Cristo.
A Via Lucis ou Caminho da Luz é uma devoção que pode complementar a do Via Crúcis, em que se percorrem os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Cristo. Na Via Lucis, percorrem-se catorze estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes.