Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (SJDR)

Forania Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Padroeiro: Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Dia maior: 14 de Setembro

Pároco: Padre José Bittar

Vigário: Padre Thairo Guimarães

A HISTÓRIA DA PARÓQUIA

A primeira capela em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del Rei – MG, foi fundada em 19 de maio de 1774, passando a abrigar a imagem do padroeiro, proveniente de Portugal. A devoção ao padroeiro na região, na época conhecida como Vargem do Porto Real, já havia se expandido anos antes, com documentos comprobatórios datados de 1750.

Quase dois séculos após a construção da primeira capela, em 25 de outubro de 1959, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, cabendo ao Reverendíssimo Cônego Vicente Diláscio, representando o então arcebispo de Mariana – Dom Oscar de Oliveira, erigir canônicamente a nova Paróquia. Instalada em 01 de janeiro de 1960, Pe. Jacinto Lovatto Filho, torna-se o primeiro pároco de Matosinhos.

Com o crescimento do bairro, a Matriz em situação crítica de conservação, também se tornou pequena demais para acomodar os fiéis do Bom Jesus. Logo, a pequena igreja foi demolida dando lugar a uma igreja do tamanho do coração do povo. Então, em 1º de janeiro de 1980 a Nova Matriz foi consagrada por Dom Delfim Ribeiro Guedes.

Em 14 de setembro de 2003, a Matriz foi elevada à categoria de Santuário Diocesano pelo bispo da Diocese, dom Waldemar Chaves de Araújo. Nos termos dos documentos da Igreja Católica, sob o nome de Santuário, entende-se lugar especial de encontro com a Palavra de Deus e de peregrinações.

A paróquia, no seu intenso caminho pastoral, conta com 15 pastorais e 16 movimentos eclesiais. Uma vida que se difunde na imensa extensão territorial da paróquia, que hoje conta aproximadamente 40.000 habitantes. Além do Santuário, conta com 18 Comunidades, sendo 17 urbanas e 1 rural. Dentre estas, as comunidades Santa Teresinha e Santo Antônio do Carvoeiro, na zona rural, contam com igrejas construídas a várias décadas. Outras estão em construção, outras têm locais de culto em salões ou espaços privados concedidos por paroquianos.

Dentre as festas tradicionais, destacam- se o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que acontece de 05 a 14 de setembro, a Semana Santa e o Jubileu do Divino Espírito Santo, realizados nos dias antecedentes à festa de Pentecostes.

JUBILEU DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

Em São João Del Rei, a festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos é uma das mais antigas da cidade, tendo iniciado ainda no século XVII, em 1774, com a construção da primeira capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

As festividades foram crescendo com o tempo e em 1783 a festa recebeu concessão jubilar do Papa Pio VI. Jubileu quer dizer perdão, libertação, benefícios espirituais. O ano jubilar é considerado um ano de renascimento espiritual e de encontro pessoal com Cristo, e era celebrado de sete em sete anos. O Ano Jubilar era anunciado tocando-se uma trombeta, que em hebraico é Jobel, por isso o nome Jubileu.

A festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos era celebrada na Segunda-feira que sucedia o domingo da solenidade de Pentecostes. Desta forma, o Jubileu prosseguiu até 1924. Após a instalação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em 1960, o jubileu foi retomado e fixado no dia 14 de setembro, Festa Litúrgica de Exaltação da Santa Cruz. Até hoje todos os anos, no dia 14 de setembro, no bairro de Matosinhos em São João Del Rei, comemora-se o dia maior do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, antecedido pela novena e missas diárias. O Jubileu é uma festividade muito importante, com grande expressão de fé, devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos e exaltação da paixão de Cristo.

A IMAGEM DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

A imagem de Nosso Senhor Crucificado foi esculpida em cedro, no século XVIII em Portugal na cidade de Matosinhos. Com altura de dois metros, a imagem retrata Cristo Vivo, assinalando filetes e coágulos de sangue pelo corpo. Tais características são próprias do estilo barroco, movimento artístico da época, revelando profundo realismo em seus traços e pintura.

Em 1774, a primeira capela em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João Del Rei, recebe a grande imagem como padroeira, tornando-se então conhecida como a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Mais tarde, o pequeno povoado existente ao redor da capela recebe o nome de bairro de Matosinhos em homenagem à imagem proveniente de Portugal.

Hoje, a imagem é evidenciada no interior do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, e todos os anos, no dia maior do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a imagem é levada em procissão pelas ruas do bairro de Matosinhos, para uma manifestação pública de fé e devoção.

PADRES QUE ESTÃO Á FRENTE DO NOSSO SANTUÁRIO

Pe. José Bittar • Pároco e Reitor
Aniversário natalício: 09 de agosto
Aniversário sacerdotal: 10 de maio

Pe. Thairo Guimarães Mesquita • Vigário Paroquial
Aniversário natalício: 02 de julho
Aniversário sacerdotal: 01 de fevereiro

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES NO SANTUÁRIO

AOS SÁBADOS
17h: Santa Missa na Igreja de Santa Teresinha.
17h: Santa Missa (na Igreja do Cristo Rei ou na Igreja da Rainha da Paz)
Conforme cronograma mensal
19h: Santa Missa.
(Transmissão ao vivo pela Rádio Emboabas FM 92,7)

AOS DOMINGOS
8h: Santa Missa.
(Transmissão ao vivo pelas mídias sociais da paróquia)
10h: Celebração do Batismo (1º e 3º domingo do mês)
10h: Santa Missa com as crianças (2º e 4º domingo do mês)
10h: Santa Missa na Igreja do Menino Jesus de Praga.
16h30: Santa Missa.
19h: Santa Missa.