Paróquia encerra Jubileu e marca comemorações pelos 60 anos de instalação

A igreja celebra no dia 14 de setembro a festa da Exaltação da Santa Cruz, uma tradição iniciada por volta do ano 300, após Santa Helena encontrar o madeiro em que Jesus Cristo foi crucificado. Em São João del-Rei a data marca o ápice do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma festa iniciada em 1774 que atrai a fé e a atenção de milhares de devotos.

As celebrações começaram cedo. Ao todo, foram 04 celebrações de missa durante o dia festivo. Na parte da manhã, houve missa solene com o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Todas, com limitação de publico devido as normas de prevenção ao Coronavírus. Quem esteve no Santuário ou acompanhou de casa pelas redes sociais, teve a oportunidade de fazer suas orações e preces aos pés do Bom Jesus.

“Celebramos, uma vez mais, o dia maior de nossa Paróquia. Nesse estranho, mas não menos agraciado ano de 2020, nós nos reunimos como sempre para estar à sombra da Cruz do Bom Jesus. Ao longo destes dez dias de Jubileu fizemos subir às alturas celestes o nosso louvor e o nosso agradecimento a Deus pelas graças que derrama sobre o povo desta comunidade paroquial. Rezamos, cantamos, louvamos, imploramos, murmuramos, choramos. O Bom Jesus desperta em nossos corações sentimentos inigualáveis”, destacou o vigário paroquial, padre Lucas Sousa.

Na parte da tarde a imagem saiu em carreata pelas ruas do grande bairro. Das portas e janelas, os fieis manifestavam seu amor e devoção ao Bom Jesus, representado pela imagem do crucificado, esculpida em cedro, no século XVIII, com altura de dois metros. No trajeto, ruas enfeitas, chuvas de papel picado e fogos de artifício.

A programação teve seu término com a Benção do Santíssimo Sacramento, hino de Ação de Graças e missa. Para aqueles que estava em casa, o documentário “Matosinhos: a história de uma devoção” foi exibida pelas plataformas digitais.

Este ano o jubileu teve como tema “Na Casa do Bom Jesus, Deus habita perto de nós”, em referência as comemorações dos 60 anos de instalação da paróquia. A festa também se adentrou na história com a abertura do templo após meses em reforma, com nova pintura, iluminação modernizada e uma estrutura acolhedora para todos os devotos, paroquianos e romeiros.

Fotos: Edivan, Priscilla Pires, Paloma Rios, Gabriel Simas e Fabíola Ribeiro.

Vídeo: Thiago Morandi

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).