Paróquia fecha parceria e vira ponto de coleta para descarte de lixo eletrônico

A Paróquia São José Operário, em São João del-Rei, deu início neste mês de maio, uma parceria com a empresa de lixo eletrônico “Papa Tudo” e está recolhendo esse tipo de material com o objetivo de alavancar os projetos das obras Sociais da comunidade paroquial. Se você tem algum equipamento eletrônico em casa como pilhas ou baterias, só precisa deixar na secretaria paroquial que agora é ponto de coleta.

Segundo a pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), 85,8% das pessoas têm algum produto eletrônico em casa, mas não sabe como descartá-lo. Mais da metade (53,4%) tem pilhas e baterias, seguido por aparelhos de telefone, fixo ou celular, com 41,1% e aparelhos de computação, como tablets, desktops, com 39,8%.

No Brasil, mais de 2,3 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são gerados anualmente. Esse número é baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia de e Estatística (IBGE) com informações de dados de importação e exportação de equipamentos eletroeletrônicos, disponibilizados pela Receita Federal e pelas associações de indústrias produtoras, a Associação Brasileira Indústria Elétrica Eletrônica (ABINEE) e a ELETROS. O setor produtivo representa mais de 3% do PIB nacional. Segundo a pesquisadora, o Brasil ocupa a segunda posição na geração de resíduos eletrônicos nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Uma das vantagens do processo de reutilização é que diminui-se a extração desses elementos da natureza, economizando recursos. O descarte correto de aparelhos eletroeletrônicos e pilhas, que encaminha os resíduos para uma nova vida útil, pode ter enorme impacto sócio-ambiental. A começar pelos benefícios econômicos da reciclagem.

Mais informações pelo (32) 3371-1302.