Paróquia festeja São João Bosco com missas e procissão

O Pai e Mestre da Juventude foi celebrado com grande júbilo pela Paróquia São João Bosco, em São João dei-Rei. Realizada há 83 anos, a festividade contou com uma grande participação de devotos na programação deste ano e teve como temática central

Com o tema “Seja feita a vossa vontade assim na terra como nos céus”, a festa buscou refletir sobre os bons cristãos e honestos cidadãos. A cada dia uma reflexão rica proposta pelos celebrantes que também pautaram suas falas na abordagem proposta.

Segundo o pároco, padre Roberto Modesto Carneiro, “celebrar São João Bosco é viver alegre, rememorando seus ensinamentos, sempre estar em união íntima com a Eucaristia, praticando a devoção a Maria e em sintonia com a Igreja”, reforça.

O ápice das festividades aconteceu na sexta-feira, dia 31 de janeiro, com cerebrações, Unção dos Enfermos e procissão pelas ruas da paróquia. Dom José Eudes, bispo de São joão del-Rei, presidiu a celebração solene. Houve sorteio de uma imagem do santo e benção com o relicário.

Dom Bosco nasceu na Itália em 1815 e ficou órfão de pai aos dois anos de idade, mas foi muito bem educado por sua querida mãe Margarida, que muito o ajudou, até mesmo nos seus Oratórios (casas de educação e evangelização) de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Dom Bosco entregou sua vida ao cuidado dos jovens; ele dizia: “basta que você seja jovem para que eu o ame”; e sabia educar todo tipo de jovem difícil.Desde pequeno, o “Joãozinho” já liderava o grupo de colegas e fazia malabarismos para atraí-los e poder falar-lhes de Deus; quando tocava o sino, levava a turma à Igreja. Foi ordenado padre em 1841, em Turim.

Seu primeiro Oratório teve o nome do grande santo e doutor da Igreja, muito admirado por ele: São Francisco de Sales, que foi bispo de Genebra no século XVI e escreveu obras famosas como a “Vida Devota” e o “Tratado do Amor de Deus”.

PROCISSÃO DE SÃO JOÃO BOSCO

#SãoJoãoBosco2020 CHEGADA DA PROCISSÃO DE SÃO JOÃO BOSCO Banda Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco

Posted by Paróquia São João Bosco SJDR on Friday, January 31, 2020

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).