Paróquia lança documentário “Maria em Terras Concepcionenses” sobre fé, devoção e costumes

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Conceição da Barra de Minas, lançou recentemente o documentário “Maria em Terras Concepcionenses”, apresentando a história devocional da padroeira do município. O material audiovisual de quase uma hora, busca apresentar os detalhes das celebrações da solenidade da Imaculada Conceição de Maria, uma tradição secular que ocorre anualmente na cidade, marcada pela sua peculiaridade e preservação histórica.

Segundo um dos mobilizadores do projeto, André Pedro dos Santos, a iniciativa partiu dos próprios jovens da comunidade que, devido a pandemia, tem se dedicado e emprenhado na evangelização através das mídias sociais. “Nosso objetivo era documentar em arquivo a riqueza da nossa crença devocional, resgatando a história religiosa da comunidade e ainda mostrar o trabalho desenvolvido na paróquia durante esses anos. Enfim, é uma forma de destacar a memória e possibilitar o entendimento e a propagação da fé católica”, explica.

O resultado é uma produção audiovisual ancorada numa narrativa de pessoas diretamente envolvidas com a solenidade. Relatos que apresentam vidas e que mesclam com a originalidade e a valorização do costume por parte da comunidade.

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).