Paróquia Menino Jesus de Praga é instalada na Diocese

Foi em clima de festa que a Comunidade Menino Jesus de Praga foi elevada a mais nova Paróquia da Diocese de São João del-Rei. Com a igreja – ainda em construção – repleta de fiéis, a celebração, realizada na noite de sexta-feira, 16, foi cercada por muita oração, emoção e alegria. Nem o frio conseguiu afastar o calor dos novos paroquianos.

A elevação da comunidade à paróquia se deu, após o Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, ouvir o parecer favorável do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral, em reunião conjunta, no dia 22 de junho. A iniciativa buscava um melhor atendimento espiritual e pastoral do Povo de Deus.

Além da elevação a Paróquia, a celebração contou, ainda, com os ritos de posse do novo pároco, Padre Odair José de Carvalho. Após a leitura da provisão canônica, o sacerdote fez a profissão de fé e, tocando o Evangelho, fez seu juramento de fidelidade.

Seguindo os tradicionais ritos, o sacerdote recebeu a chave da igreja, juntamente com alguns outros símbolos importantes para a caminhada pastoral como a chave do sacrário, a concha do batismo e a estola roxa, representando o Sacramento da Penitência.

“As paredes dessa nossa igreja matriz ainda estão inacabadas, em construção. Essa é a imagem da comunidade paroquial: uma igreja em construção. Formada por fiéis que não tomados pela fé, de homens e mulheres, que devem se revestir de Jesus e que será bem decorada com a dedicação de todos, padres e fiéis. Vós sóis a construção de Deus. Esse é só o começo de uma história, antiga pela contribuição de muitos, e nova devi aos trabalhos que aqui serão desempenhados”, enfatizou o bispo, durante a celebração.

A nova paróquia agora é formada pelas seguintes comunidades: Menino Jesus de Praga, Bom Pastor, Cristo Rei, Nossa Senhora Rainha da Paz e Santo Antônio do Carvoeiro(oriundas da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Matosinhos) e pela comunidade de Santa Bárbara(oriunda da Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes).

EM BREVE, UMA REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE A NOVA PARÓQUIA. AGUARDE!

Fotos: Fabiola Ribeiro | Lucas Silveira | Thiago Morandi