Paróquia Menino Jesus de Praga festeja padroeiro

A Paróquia Menino Jesus de Praga, localizada no bairro Pio XII, em São João del-Rei, inicia nesta sexta-feira, 05, a festa em honra ao Padroeiro. Com o tema “Menino Jesus de Praga, ensina-nos a rezar”, a festa convida os fiéis a celebração do Ano da Oração. A programação segue até o domingo, dia 14, e conta com missas, novenário e procissão.

A devoção ao Menino Jesus surgiu em Praga, hoje capital de República Tcheca, em 1628, no Convento dos Carmelitas Descalços, que passava por sérias dificuldades. Movida de compaixão, a princesa Polyxena de Lobkowitz decidiu presentear os religiosos carmelitas com uma escultura bastante especial: o Menino Jesus, já um pouco crescidinho, vestido em trajes de príncipe.

Em uma das mãos, o Menino trazia um globo, representando o mundo inteiro; na outra, apresentava um sinal de bênção, com os dedinhos indicador e médio levantados, no estilo das imagens sacras orientais. O detalhe mais encantador da imagem era o sorriso franco e cheio de amor estampado no rosto do Menino Deus, sinal bastante raro nas imagens de Jesus.