Paróquia Menino Jesus de Praga vai ganhar imagem do padroeiro vindo da República Tcheca

A Paróquia Menino Jesus de Praga, em São João del-Rei, recebeu uma visita especial na última semana. Vindo direto da cidade de Praga, capital da República Tcheca, o repórter e jornalista Jam Heller, veio conhecer a nova paróquia dedicada ao Menino Jesus e alinhar a vinda do presente para a festa do padroeiro da comunidade: a imagem do Menino Jesus de Praga. O comunicador pode visitar as obras da Igreja Matriz e conversar com o pároco, Padre Odair José de Carvalho. A expectativa é que a imagem ganhe os altares da comunidade no próximo mês.

A devoção ao Menino Jesus de Praga nasceu em Praga, hoje capital de República Tcheca, em 1628, no Convento dos Carmelitas Descalços, que passava por sérias dificuldades. Movida de compaixão, a princesa Polyxena de Lobkowitz decidiu presentear os religiosos carmelitas com uma escultura bastante especial: o Menino Jesus, já um pouco crescidinho, vestido em trajes de príncipe.

Em uma das mãos, trazia um globo, representando o mundo inteiro; na outra, apresentava um sinal de bênção, com os dedinhos indicador e médio levantados, no estilo das imagens sacras orientais. Entretanto, o detalhe mais encantador da imagem era o sorriso franco e cheio de amor estampado no rosto do Menino Deus, sinal bastante raro nas imagens de Jesus.

Com o passar do tempo, a devoção ao Menino Jesus de Praga foi se espalhando pelo mundo inteiro. Chegou ao Brasil trazida pelos padres carmelitas. Atualmente, em nosso país, há muitas comunidades cristãs, urbanas e rurais que têm o Menino Jesus de Praga como padroeiro.