Paróquia realiza 20º Encontro das Embaixadas de Reis, em Lavras

A Associação das Embaixadas de Santos Reis, Congadas e Terços de São Gonçalo de Lavras promoveu no último domingo, dia 23, o 20º Encontro das Embaixadas de Reis. O evento, promovido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, e aconteceu na Igreja dos Santos Reis, localizada no bairro São Vicente, em Lavras.

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”, denominados Belchior, Baltasar e Gaspar. A Embaixada de Reis (ou Folia de Reis), trata-se de uma tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro, dentre outros.

A programação contou com a realização da santa missa, presidia pelo pároco, Padre Clayton Nogueira, um almoço de confraternização para as Embaixadas e as apresentações das Companhias de Reis. Segundo a coordenadora da festa, Giselle Barbosa, o encontro marca a volta da manifestação religiosa, cultural e tradicional, interrompida infelizmente por três anos devido à pandemia. A última edição da festa aconteceu em 2019. A Folia de Reis é considerada patrimônio imaterial de Minas Gerais.

Além do grupo de Lavras, o evento contou ainda com a participação de embaixadas de várias cidades da região, como Bom Sucesso, Ijaci, Perdões, Varginha, Carmo da Cachoeira, Três Corações, Três Pontas, Nepomuceno, São Gonçalo do Sapucaí, Lambari, Luminárias, Ingaí, Ribeirão Vermelho, São João del-Rei e Tiradentes.