Paróquia realiza festa à São Francisco antes de fechar as portas de igreja histórica para reforma

A Paróquia de São Francisco de Assis, em São João del-Rei, realizou a Festa em honra ao Padroeiro, entre os dias 12 e 17 de setembro, com a Quinquena e Festa da Impressão das Chagas de São Francisco de Assis, e de 25 de setembro a 4 de outubro, com a realização da Novena e Festa de São Francisco de Assis. Este ano a festa teve como tema “Francisco viu, ouviu e louvou: 800 anos do Cântico das Criaturas”.

Durante a Novena, os frades franciscanos da Paróquia e do Postulantado da Cruz de São Damião proferiram pregações sobre a vida e a espiritualidade de São Francisco de Assis, levando os fieis a refletirem sobre a vida e o legado deixado pelo Santo.

No dia 3 de outubro, memória da morte de São Francisco de Assis, a qual ele chamava de “irmã morte”, com a chamada cerimônia do “Trânsito”, relembrando a passagem de São Francisco para a casa do Pai. Já o dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, foi marcado pela tradicional bênção dos animais, reunindo vários fieis e seus bichinhos de estimação para uma bênção especial. houve ainda uma pequena feira nos arredores da Igreja, reforçando a conexão da população com a natureza e a preservação do meio ambiente.

À noite, após a celebração da santa missa, houve procissão pelas ruas da cidade, na chegada, diversas homenagens, canto do Te Deum Laudamus e a Bênção do Santíssimo Sacramento. A Festa é promovida pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis conjuntamente com a Paróquia franciscana.

Reforma da Igreja

Com o passar da festa, as portas do famoso templo religioso deve fechar as portas para uma grande reforma. O trabalho vai custar R$ 7,79 milhões, financiado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Até o fim de 2025, outras duas igrejas pertencentes a Paróquia também devem passar por obras: São Gonçalo Garcia e Bom Jesus do Bonfim. Somando tudo, o investimento chega a mais de R$ 14 milhões.

A missa dominical e as demais atividades realizadas na Igreja serão remanejadas para outro espaço.

Fotos e texto: Pascom – Paróquia de São Francisco de Assis