Paróquia realiza festa à São José Operário, em São João del-Rei

No Dia Internacional do Trabalho, milhares de brasileiros recorrem a São José Operário para fazer pedidos ou agradecimentos. Através da intercessão do santo, muitos buscam driblar a crise e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Em São João del-Rei não é diferente. A paróquia dedicada ao santo, no bairro Tijuco, recebe um grande número de pessoas para o dia maior da festa, datada para o dia 1º de maio.

A escolha de São José como padroeiro dos trabalhadores mostra que a Igreja está do lado dos mais fracos e injustiçados. Junto com a celebração do justo José, a Igreja celebra a vida dos milhões de trabalhadores de todo o mundo e levanta a voz para defendê-los nas horas de necessidade. Numa sociedade materialista, que divide as pessoas pelo tipo de trabalho e que valoriza o ser humano pelo que ele recebe, a Igreja quer lembrar, no dia 1º de maio, o valor humano e cristão do trabalhador.

Segundo o pároco, Padre Vinicius Campos, São José é um santo popular que se torna modelo para muitas pessoas o que justificaria o crescente número de devotos do pai adotivo de Jesus. “São José é aquele que trabalha com humildade permitindo a ação divina em sua vida. Oferece a Paróquia, aos cristãos e a todos os trabalhadores a importância de um trabalho honesto, que ajuda na realização da vontade de Deus e na construção da sociedade e da família cristã”, afirma.

Neste ano a festa tem como tema “Na carpintaria de São José aprendemos a talhar o coração pela força da oração” e vai contar com celebrações de missas, novenário e procissão, tudo, com transmissões ao vivo pelo Facebook da paróquia. “Com grande alegria e coração aberto é que esperamos a todos para festejarmos juntos esse momento de fé, fraternidade, comunhão e vida! Esperamos e contamos com a presença de todos os paroquianos, visitantes e trabalhadores, bem como de todo o povo católico e dos amigos de nossa paróquia. Ao comemorarmos nosso Padroeiro São José Operário, no contexto do Ano da Oração, em preparação para o Ano Santo de 2025, sejamos, através da oração, cada vez mais unidos e tenhamos a coragem de realizar a vontade do Senhor: A vida do cristão deve ser pautada pela oração. A oração do cristão liga-se à vida, os seus conteúdos são os da própria vida, nas diversas circunstâncias e momentos: a oração, como a mesma vida, é feita de petições, de ação de graças, de louvor, de pedido de perdão, de intimidade com Deus. Sendo assim, venham celebrar conosco as alegrias da Ressurreição e, juntos, na força da oração, entrarmos na carpintaria de São Jose Operário para talhar o nosso coração a partir da ordem do Mestre: ‘É necessário orar e nunca deixar de orar'”, pontua o sacerdote no encarte da programação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: