Paróquia realiza festa à São José Operário, em São João del-Rei

No Dia Internacional do Trabalho, milhares de brasileiros recorrem a São José Operário para fazer pedidos ou agradecimentos. Através da intercessão do santo, muitos buscam driblar a crise e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Em São João del-Rei não é diferente. A paróquia dedicada ao santo, no bairro Tijuco, recebe um grande número de pessoas para o dia maior da festa, datada para o dia 1º de maio.

A escolha de São José como padroeiro dos trabalhadores mostra que a Igreja está do lado dos mais fracos e injustiçados. Junto com a celebração do justo José, a Igreja celebra a vida dos milhões de trabalhadores de todo o mundo e levanta a voz para defendê-los nas horas de necessidade. Numa sociedade materialista, que divide as pessoas pelo tipo de trabalho e que valoriza o ser humano pelo que ele recebe, a Igreja quer lembrar, no dia 1º de maio, o valor humano e cristão do trabalhador.

Segundo o pároco, Padre Vinicius Campos, São José é um santo popular que se torna modelo para muitas pessoas o que justificaria o crescente número de devotos do pai adotivo de Jesus. “São José é aquele que trabalha com humildade permitindo a ação divina em sua vida. Oferece a Paróquia, aos cristãos e a todos os trabalhadores a importância de um trabalho honesto, que ajuda na realização da vontade de Deus e na construção da sociedade e da família cristã”, afirma.

Neste ano a festa tem como tema “São José, homem do coração ardente e dos pés a caminho” e vai contar com celebrações de missas, novenário e procissão, com transmissões ao vivo pelo Facebook da paróquia. “Nesse espírito (de fé), esperamos contar com a presença de todos os paroquianos, visitantes e trabalhadores, bem como todo o povo católico de São João del-Rei e dos amigos de nossa paróquia para celebrar este tempo de graça em nossa comunidade”, pontua o sacerdote no encarte da programação.

Nos dias 22, 23 e 24 de abril, isto é, respectivamente, Sábado, Domingo e Segunda-feira, Padre Frei Francisco Alexandre Viana (OFM), Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em São João del Rei, conduzirá as reflexões dos primeiros dias da festa. No segundo tríduo em honra ao Santo Padroeiro dos Trabalhadores, dias 25, 26 e 27 de abril, será a vez do Pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Ritápolis, Padre Geraldo Sérgio França. Por fim, no último tríduo, 28, 29, e 30 de abril, Padre Javé Domingos da Silva, Reitor do Seminário Diocesano São Tiago, será o presidente das celebrações.

A Santa Missa e Novena das 19h00 será transmitida pelo Canal do YouTube da Paróquia. Após a novena Solene ocorrerá, todos os dias, a parte social e cultural da festa no Centro de Pastoral Monsenhor Juvenal com venda de refrigerantes, caldos, lanches e apresentações culturais.

Para todos aqueles que desejam se confessar durante o tempo das festividades do Pai Nutrício de Jesus, haverá atendimento de confissões às 08h00 nos dias 25, 26, 27 e 28. A confissão sacramental, feita com humildade e contrição, permite uma maior amizade com Deus e nos auxilia a alcançar as graças e favores que necessitamos.

Durante os dias de preparação para o dia maior da festa, todos os movimentos e irmandades da paróquia terão seus respectivos dias de participação na novena. Assim, também, todos os fiéis estão convidados a participar dos festejos e celebrações.