Paróquia realiza festa em honra a Sant Antônio do Canjica

A Paróquia Santo Antônio, em Tiradentes, inicia na próxima terça-feira, 15, a festa em honra a Sant Antônio do Canjica. A data, remota o nascimento do santo padroeiro e vai ser celebrada com missas, oração do tríduo e procissão.

Localizada na rua João Andrade Gomes, 11, no Parque das Abelhas, a Capela de Santo Antônio do Canjica é a menos conhecida das igrejas de Tiradentes. Construída nos anos 1700 pelo bandeirante João de Siqueira Afonso, fundador da cidade, restou apenas uma parede de sua construção inicial e sua reconstrução foi executada graças ao apoio da comunidade. Seu interior abriga as imagens de Santo Antônio, São João de Deus e Nossa Senhora da Conceição e a capela recebe este nome devido ao fato de terem encontrado pepitas de ouro, do tamanho de um grão de milho de canjica.

De acordo com o IPHAN, além de móveis e do oratório com a primitiva imagem do orago, restaram do templo original três paredes de taipa, imagens de Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição, São João de Deus e uma Santana de barro cozido. A humilde Capela de Santo Antônio do Canjica não está dentro do núcleo histórico de Tiradentes, mas é considerada pelo IPHAN como parte do conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade. A parte arquitetônica e decorativa é extremamente simples, sendo seu interior desprovido de altares. Na parte exterior, ao lado esquerdo, há um cruzeiro com a simbologia da paixão de Cristo.