Paróquia recorda memória de Monsenhor Almir em seu centenário de nascimento

Qual o valor de um padre? São João Maria Vianey responde que “O sacerdote é o amor do Coração de Jesus”. O que pedir a Deus por um padre? Santa Terezinha de Liseux pede que, “juntamente com o poder de transubstanciar o pão e o vinho no próprio Corpo e Sangue de Cristo, o padre também tenha o poder de transformar os corações humanos”. Como deve suplicar um padre? São João Bosco sempre pedia que “Deus lhe desse almas e ficasse com o resto”.

Monsenhor Almir deixou marcas indeléveis na trilha sacerdotal que ele percorreu pela cidade de São João del-Rei. Pároco santo. Enérgico. Caridoso. Confessor. Pároco trabalhador, devoto de Nossa Senhora do Pilar. Pároco que se empenhou com sucesso em significativas empreitadas, dentre tantas outras: a designação da Matriz de Nossa Senhora do Pilar em Matriz Basílica. Assim como a criação da Diocese de São João del-Rei e a consequente transformação da Matriz Basílica em Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, como, também, a coroação pontifícia de Nossa Senhora do Pilar, realizada por Dom Helvécio, representando o Papa Pio XII.

Monsenhor Almir trabalhou em função da glorificação do coração misericordioso de Jesus, transformando o pensamento e a ação dos paroquianos, fazendo questão apenas de almas convertidas a Deus. Sua pessoa, sua vocação e seu trabalho reverberam o que São João Maria Vianey, Santa Terezinha de Lisieux e São João Bosco disseram a respeito do padre.

No convívio do Pai e de Nossa Senhora, hoje Monsenhor Almir colhe feliz os frutos que semeou enquanto viveu santamente o seu sacerdócio. Nesta sexta-feira, 24, completaria 100 anos de vida.

Como reconhecimento e gratidão, duas missas serão celebradas em comemoração do seu centenário: às 10h, na igreja de Nossa Senhora do Carmo e às 19h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Todos estão convidados a participarem.

Texto: José Antônio Oliveira de Resende (Professor do Departamento de Letras, Artes e Cultura/UFSJ)

Colaboração: Edir / Pascom Pilar