Paróquia resgata tradição da Encomendação de Almas nesta sexta-feira, 24

Valorizando a tradição e os costumes fervorosos da cidade, a Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, em São João del-Rei, vai promover nesta sexta-feira, 24, o Cortejo de Encomendação de Almas. Realizado há mais de dois séculos no centro histórico da cidade, a Paróquia promoverá tal celebração junto da comunidade.

O objetivo é rezar pelas almas dos irmãos já falecidos, saindo pelas ruas do bairro durante a madrugada. O evento vai contar com a participação do Coro Nossa Senhora da Saúde, promovendo o piedoso exercício das orações, resgatando uma tradição que, há alguns anos, deixou de ser realizada no bairro.

 

A batida na madeira da matraca simboliza a cruz e anuncia o início das orações. Quem conduz os cristãos não é um padre, mas um leigo mais velho que puxa o terço durante todo o trajeto, como a chamar as almas e entregar-lhes cantos, lembranças, lamentos e orações.

 

 

Iniciando no Cruzeiro do Campo do Cruzeiro, o cortejo vai percorrer algumas ruas de Bairro Senhor dos Montes, encerrando junto ao Cruzeiro da Igreja do padroeiro. Confira o trajeto:

TRAJETO DO CORTEJO E INTENÇÕES

Cruzeiro – Campo do Cruzeiro: Pelas almas dos coralistas do Coro Nossa Senhora da Saúde, já falecidos.

Encruzilhada – Rua João Henrique e Rua João Rosa: Pelas almas dos paroquianos e benfeitores, já falecidos.

Encruzilhada – Rua João Rosa e Rua Antônio de Assis: Pelas almas dos músicos da Orquestra Lira Sanjoanense (guardiã das partituras da novena do Senhor Bom Jesus do Monte), já falecidos e do compositor Luiz Batista Lopes (compositor da novena).

Encruzilhada – Rua Antônio de Assis e Rua José Pedro de Azevedo: Pelas almas dos padres da diocese de São João del-Rei, já falecidos e do padre Reynato Frazão de Sousa Breves.

Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte – Pela alma do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva.

Encruzilhada – Rua Joaquim Borges da Silva e Rua Emílio Viegas: Pelas almas dos bispos da diocese de São João del-Rei, já falecidos.

Monumento do Cristo Redentor – Pelas almas de todos os são-joanenses, já falecidos.

Encruzilhada – Rua Joaquim Borges da Silva, Rua Benjamin de Resende e Rua Alfredo Moreira de Souza: Pelas almas de nossos familiares, já falecidos.

Encruzilhada – Rua José Pereira Filho e Rua Nossa Senhora de Belém: Pelas almas dos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento, já falecidos.

Cruzeiro da Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte: Por todas as almas, já falecidas.

Todos estão convidados a participar deste momento de fé e oração.