Paróquia São José festeja padroeiro

No dia 01 de maio celebramos o dia do operário. A data nasceu para lembrar o massacre dos trabalhadores, acontecido em Chicago no ano de 1886. Durante uma greve, os trabalhadores foram massacrados sem piedade pelos poderosos. Papa Pio Doze instituiu a festa de “São José Operário”, em 1955.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e permitiu que as profecias se cumprissem. O papa Leão XIII nos diz que os operários têm o direito de recorrer a São José e de procurar imitá-lo. Porque São José, de família real, casado com a mais santa entre todas as mulheres, considerado o pai do Filho de Deus, retirou, do seu trabalho de carpinteiro, o sustento da Sagrada Família.

A escolha de São José como padroeiro dos trabalhadores mostra que a Igreja está do lado dos mais fracos e injustiçados. Junto com a celebração do justo José, a Igreja celebra a vida dos milhões de trabalhadores de todo o mundo e levanta a voz para defendê-los nas horas de necessidade. Numa sociedade materialista, que divide as pessoas pelo tipo de trabalho e que valoriza o ser humano pelo que ele recebe, a Igreja quer lembrar, no dia 1º de maio, o valor humano e cristão do trabalhador.

Padroeiro da Paróquia no bairro Tijuco, em São João del-Rei. São José Operário será festejado a partir do dia 22, com novena preparatória. Confira a programação:

22 a 30 de abril: Novena em honra de São José
Às 6h30m e 18h15m, recitação do terço e bênção do Santíssimo Sacramento.
Às 7h e 19h, Santa Missa e, após, orações do novenário.
23 de abril
Às 15h, Santa Missa pelos enfermos e idosos.
24 de abril
Às 10h, na comunidade do Rio das Mortes, Santa Missa festiva em comemoração ao dia do batismo da Beata Nhá Chica.
Às 12h, no salão paroquial, almoço beneficente em prol das obras paroquiais.
Confissões: Dias 22, 23, 25, 26, 27, 28 e 29 de abril – às 8h.
1º de maio: Dedicado ao Glorioso São José Operário
Às 06h, Alvorada Festiva.
Às 08h, Santa Missa.
Às 10h, Santa Missa com as crianças.
Às 16h, Missa Solene. Em seguida, Solene Procissão de São José. À chegada da procissão Santa Missa com as família e renovação dos compromissos matrimoniais.