Com Missa Solene na manhã deste domingo, 24, a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos celebrou a Divina Misericórdia. A festa foi antecedida por um novenário que teve início na Sexta-Feira Santa.
A devoção à Misericórdia Divina iniciou-se com as revelações de Jesus a Santa Faustina Kowalska, religiosa polonesa, que viveu entre 1905 e 1938. Os elementos da devoção estão registrados em seu “Diário”, escrito a pedido de Jesus. Um dos elementos mais importantes desta devoção é a Festa da Misericórdia, que se celebra no domingo após a Páscoa. A Festa foi instituída oficialmente na Igreja pelo Papa João Paulo II no ano 2000.
“A Festa da Misericórdia saiu das Minhas entranhas. Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa” (D. 699); “Desejo conceder indulgência plenária às almas que se confessarem e receberem a Santa Comunhão na Festa da Minha misericórdia” (D. 1109).
Em Santa Cruz de Minas a festa também foi celebrada com fé e devoção na Paróquia São Sebastião e contou com missa e procissão.