Paróquias da região promovem festas em celebração à Imaculada Conceição

A fé levou uma multidão para as celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Conceição em diversas regiões da Diocese de São João del-Rei. Os festejos para a Mãe de Jesus começaram no dia 29 de novembro, quando foi dado início ao novenário. Apesar disso, o ponto central das celebrações ocorreu neste domingo, 08. Ao todo são 6 paroquias que carregam o título mariano na diocese.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, para vir a ser Mãe do Salvador, Maria “foi adornada por Deus com dons dignos de uma tão grande missão”. Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, “cumulada de graça” por Deus, tinha sido redimida desde a sua conceição. É o que confessa o dogma da Imaculada Conceição, procla­mado em 1854 pelo Papa Pio IX. Nele, aponta-se que “a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua conceição”.

Durante a celebração festiva na cidade de Prados, o vigário geral, padre Geraldo Magela da Silva, falou sobre a figura imaculada de Maria e a concepção do pecado. O sacerdote associou a leitura de gêneses com a história da salvação e reforçou a beleza da devoção mariana por parte dos cristãos católicos.

Em diversas regiões houve celebrações de missas, benção especiais, consagrações e procissões. Uma data importante para Maria da Conceição que faz aniversario no dia dedicado a Nossa Senhora. “Ela é tudo na minha vida. Ela me ajudou muito. Alcancei graças por ela. Fico feliz por carregar em meu nome uma grande homenagem a minha santinha”.‬

Enquanto alguns aproveitam a data para fazer pedidos, outros, assim como a Neci Figueiredo, fazem seus agradecimentos. “Venho todos os anos na festa. Acho lindo. Tenho muito que agradecer a Nossa Senhora. Esta tudo lindo”, destaca.

Para dona Vanir, a data trás lembranças dos pais e dos ensinamentos de fé herdados por eles. “Lembro dos ensinamentos dos meus pais, de devoção à Nossa Senhora. Fui criada assim e quero incentivar meus filhos e netos no mesmo caminho”.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).