Paróquias de Barroso realizam Circulo Bíblico on-line para se manter a prática durante a pandemia

Muita gente não sabe mas o Circulo Bíblico não se trata de algo novo. A prática vem desde o Concílio Vaticano II quando se insistiu muito para que os cristãos retomassem a Bíblia em mãos e começassem a fazer dela seu livro de cabeceira. Assim, desde aquela época do Concílio, os círculos bíblicos cresceram e aumentaram. A proposta é que os Círculos Bíblicos contribuam para uma maior aproximação dos leigos com a Palavra de Deus em toda a Diocese e ajudem a criar um ambiente propício na sua comunidade.

O primeiro encontro em torno da Palavra de Deus vem do próprio Jesus, quando andava com os dois discípulos na estrada de Emaús. Antes disso, ele mesmo, se reunia com a comunidade na sinagoga, onde se faziam três coisas, que até hoje se faz nos círculos bíblicos: rezavam e cantavam juntos; liam e meditavam; e procuravam ver como podiam ajudar-se mutuamente para colocar em prática a Palavra.

Uma prática presente em muitas paróquias da região. Um exemplo disso são os moradores de Barroso que reúnem semanalmente nos bairros para fazerem os estudos e partilhas. Impossibilitados de realizar tal prática neste período, devido as normas de proteção contra o Coronavírus, os grupos passaram a utilizar a internet como ferramenta de contato e comunhão.

“Foi uma necessidade dos próprios grupos de Círculos Bíblicos que sempre reforçaram a importância de estar se aprofundando e buscando cada vez mais conhecimento. Se existe essa possibilidade de explorar as mídias digitais, por que não dar continuidade ao trabalho?”, destacou o vigário das duas paróquias da cidade, padre José Raimundo da Costa.

Neste primeiro vídeo, além de trabalhar a temática sobre o livro do Deuteronômio, proposta pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o sacerdote também reforça assuntos práticos e fundamentais sobre a elaboração e inspiração da Palavra de Deus. O material está sendo veiculado no canal no YouTube.

Informações: cebi.org.br

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).