Foi com muita fé e devoção que dezenas de fiéis se reuniram na noite desta segunda-feira, 31, para concluir a programação festiva do Mês do Rosário, na Paróquia Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei.
Durante todo o mês a Igreja convidou os cristãos para uma profunda reflexão sobre a importância da oração do Rosário e de nossa missão como verdadeiros cristãos. O Rosário é uma oração contemplativa e cristocêntrica. É a prece do cristão na sua peregrinação da fé, seguindo os passos de Jesus, na companhia de Maria.
Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V, em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nessa batalha, os cristãos católicos, em meio à recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos, vencendo-os em combate.
“Louvamos a Deus por ter nos dado essa Mãe, que caminha conosco, intercedo por nós e cuida do seu povo. Uma das coisas mais bonitas que ela provoca em nossas vidas é o espírito de oração. Ela nos ensina a fazer da vida uma ação de graças, na alegria e no fracasso. Nossa Senhora sempre chamou a atenção, em meios as suas aparições, para a oração e o cuidado com a vida interior, tornando tudo sagrado”, destaca o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Geraldo Magela da Silva.
A oração do Terço é uma forma de aprofundar o relacionamento filial com Nossa Senhora, como explica a aposenta, Alayde Lima. “Minha relação com o terço é de mãe para filha, ou seja, sempre rezamos o terço em nossa casa desde crianças, em família. Minha mãe faleceu, mas o habito continuou. Rezamos diariamente e é isso que nos sustenta”.
Hoje, aos 80 anos, Dulce Magalhães vê a sua vida entrelaçada na devoção mariana. Segundo ela, a execução diária do ato devocional começou quando tinha 13 anos. “Nunca pulei um dia. Me faz muito bem e me traz um conforto muito grande estar na presença do Papai do Céu e da minha Mãe Santíssima. São dois terços por dia, além das orações diárias. É uma verdadeira benção e uma purificação. Deixa nossa mente e vida mais leves. É um acalento espiritual e nos blinda contra as energias pesadas que hoje são tantas. Insisto com minhas netinhas para rezarem também. Se manterem próximas a nossa Mãe do Céu”, explica.
ENCERRAMENTO DO MÊS MISSIONÁRIO
Na Paroquia Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno, os fiéis se reuniram para celebrar o encerramento do mês Missionário. A celebração foi prepara pelo Terço dos Homem e Terço da Mulheres e contou com a participação de grande número de paroquianos.
A comunidade se reuniu no Santuário, de lá saíram em caminhada orante em direção à Igreja do Rosário onde foi celebrada a Santa Missa. Durante o trajeto, entre cantos festivos, paradas e momentos de silêncio e reflexão, os fiéis puderam rezar o Terço Mariano.
Padre Márcio motivou o povo de Deus a refletir sobre o sentido da vocação Cristão que é o seguimento de Jesus. Os símbolos desse seguimento estiveram presentes na caminhada realizada: A cruz, sinal do cristão; Maria, exemplo de discípula do Senhor; e o próprio ato de caminhar, afinal, é na caminhada da vida que o batizado realiza a sua missão.