Paróquias festejam São Francisco de Assis

Aclamado como pai dos pobres, São Francisco de Assis está sendo festejado desde a última segunda-feira, 25, em São João del-Rei. Freis, membros da Ordem Terceira e devotos de São Francisco estão homenageando o santo através de missa e novenário. Em São João del-Rei, a festa se concentra no centro histórico.

A exemplo dos anos anteriores, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis promove as festividades. Neste ano, vai ser meditado sobre a vida e a espiritualidade deste grande santo da nossa Igreja.

A espiritualidade de São Francisco tem seu cerne no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para refletirmos a espiritualidade de São Francisco, se faz necessário buscarmos conhecer as suas qualidades humanas, aquela que, no processo de busca e de conversão para o Cristo, foram aprimoradas pela graça de Deus. A espiritualidade de Francisco, é portanto, um caminhar constante na identificação com Cristo.

Até o dia 03 de outubro vai haver missa e novena às 19 horas. Na quarta-feira, 03, vai haver rasoura e trânsito do santo, uma antiga tradição da Ordem de São Francisco em que se celebra a passagem para a vida eterna de seu pai fundador. O evento conta com orações, textos reflexivos e músicas. “É um momento de celebrar a páscoa de Francisco e recordar a vida santa e penitente que ele teve”, explica a jovem franciscana, Sabrina Oliveira.

Já no dia 04, a festa conta com uma programação especial com missas, benção de animais e procissão. Veja:

 

Um pouco mais distante dali, mais precisamente no distrito de Emboabas, outra festa ao santo padroeiro. Localizado na região dos Campos das Vertentes, a comunidade paroquial do antigo “São Francisco do Onça” também dá início a novena e festa. O distrito é um dos lugares mais antigos de Minas Gerais, surgidos logo após a descoberta do ouro pelos bandeirantes no final do século XVII. A capela, dedicada a São Francisco, foi erguida por provisão de 13 de janeiro de 1727.