Paróquias festejam São Sebastião com missas e procissões

A imensa quantidade de brasileiros que carregam o nome Sebastião em seu registro permite imaginar o quanto aquele santo militar romano é admirado e venerado em todo o país. Crianças são batizadas com seu nome, paróquias o têm por padroeiro, igrejas o festejam como Patrono, bairros e cidades também a ele se vinculam. Tudo, na devoção ao santo que é tido como padroeiro dos soldados, arqueiros e atletas, sendo muito invocado no combate às epidemias. Sem dúvida, São Sebastião “arrasta” multidões em sua devoção, o que não é diferente na Diocese de São João del-Rei, onde 04 de suas Paróquias são à ele dedicadas.

Festejado no último domingo, 20, celebrações de missas e procissões fizeram parte das programações festivas. “Cresci vendo meus pais participando das festas de São Sebastião. Hoje, faço o possível para estar presente, trazer a família e agradecer a intercessão dele. É mais que uma devoção. Tenho como um amiguinho do céu mesmo”, destaca Lia carvalho, devota do santo.

Entre as regiões que o adotaram como padroeiro se encontram a pequena Santa Cruz de Minas, Ingaí, São Sebastião da Vitória e Macucu de Minas. Em Lavras, há também uma Paróquia dedicada ao santo. Por toda a Diocese, foram muitas as manifestações de devoção.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).