Paróquias festejam São Sebastião com missas e procissões

A imensa quantidade de brasileiros que carregam o nome Sebastião em seu registro permite imaginar o quanto aquele santo militar romano é admirado e venerado em todo o país. Crianças são batizadas com seu nome, paróquias o têm por padroeiro, igrejas o festejam como Patrono, bairros e cidades também a ele se vinculam. Tudo, na devoção ao santo que é tido como padroeiro dos soldados, arqueiros e atletas, sendo muito invocado no combate às epidemias. Sem dúvida, São Sebastião “arrasta” multidões em sua devoção, o que não é diferente na Diocese de São João del-Rei, onde 04 de suas Paróquias são, a ele, dedicadas.

Festejado no último sábado, 20, celebrações de missas e procissões fizeram parte das programação. Entre as cidades que adotaram o santo como padroeiro, a mais famosa é com certeza o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, mas também há cidades e distritos da região como Santa Cruz de Minas, São Sebastião da Vitória, Ingaí e Macucu de Minas. Em Lavras, há também uma Paróquia dedicada ao santo, assim com a cidade de Ingaí. Por toda a Diocese, foram muitas as manifestações de devoção.

Em algumas paróquias, por ocasião do falecimento do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, a programação sofreu alterações. Fogos, barraquinhas, bandas musicais e sinos, foram contidos em sinal de luto e respeito. Em Lavras a programação foi transferida para o próximo fim de semana.

Sobre o Santo

São Sebastião é de Narbonne, mas sua família é de Milão. Na época em que ele viveu os cristãos estavam sendo duramente perseguidos pelo imperador romano e o seu desejo de ajudar esses irmãos na fé foi o que levou ao serviço militar. No exército era um soldado formidável e por baixo dos paramentos militares nunca deixou de lado a sua identidade de cristão, vivendo uma autêntica vida cristã. Várias vezes alentou os perseguidos pela fé a não fraquejarem nos últimos momentos.

Quando chegou a sua hora, também não deixou de lado a sua fé, mantendo-a firmemente apesar das ameaças do imperador. Um apóstata o denunciara como cristão e o Imperador ficou triste porque o considerava um ótimo soldado, mas se ele quisesse continuar sendo soldado, deveria deixar a fé em Jesus. Como não o fez, o Imperador o condenou a ser morto a flechadas.

A imagem de São Sebastião mais comum é uma que ele se encontra amarrado a um tronco de madeira, traspassado por algumas flechas, com aparência de morto. Talvez por isso muitas pessoas ainda associem que ele morreu nesse episódio, mas esse não é o final da história. Depois de alvejado, alguns amigos perceberam que ele ainda vivia e o levaram a uma senhora muito cristã, que o curou.