Paróquias iniciam festejos à São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis

No dia 28 de outubro os católicos celebram São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e das causas impossíveis e desesperadas, o santo também é padroeiro de duas Paróquias da Diocese de São João del-Rei, sendo um localizada na cidade sede e outra em Lavras, na região Sul de Minas Gerais. Em clima de festa, missas, novenário e procissões marcam as programações que se iniciam no próximo dia 19.

Segundo antigas tradições, era primo de Jesus, pois sua mãe, era prima da Virgem Maria e seu pai, Alfeu ou Cléofas, era primo de São José, o esposo da Virgem e Pai terreno do Cristo. Judas e Tiago, seu irmão, estavam entre os doze escolhidos para serem os primeiros discípulos de Jesus.  Por tal razão, suas imagens o retratam com uma medalha ao peito na qual está impressa a efígie de Cristo. Traz consigo também o machado de seu martírio, instrumento pelo qual doou a vida em fidelidade a Cristo. Importante não o confundirmos com Judas Iscariotes, o traidor.

Apesar de pouco citado nos Evangelhos, São Judas Tadeu desempenhou um papel crucial na evangelização e conversão dos povos pagãos do império persa, nas regiões que hoje correspondem ao Oriente Médio. São Judas Tadeu foi achado digno da glória dos justos não somente pela palma do martírio, como também pelo nobre exercício de sua vocação. Por levar a boa nova do Evangelho às primeiras nações, se tornou para os povos testemunha viva da fé e da misericórdia, a especial força do amor, que prevalece sobre o pecado e sobre a infidelidade do povo eleito.

“Ao celebrar a festa de São Judas, nós também somos chamados e convidados a ser seguidores do Mestre Jesus. Hoje ele nos chama para sermos verdadeiros apóstolos, anunciadores do evangelho, sendo cristãos e honrando nosso compromisso enquanto batizados”, pontua o Bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Sua devoção tamanha provém, pela tradição católica, de uma aparição divina a uma religiosa do século XIV. O exemplo de fé extraordinária do apóstolo, que ressoa de sua carta bíblica, como um reflexo do Cristo misericordioso, nos suscita a buscar em São Judas Tadeu o auxílio necessário nas dificuldades, especialmente nos casos mais desesperados.

As Paróquias dedicadas à São Judas Tadeu, movidas pelo testemunho de seu padroeiro, vai promover entre os dias 19 e 28 de outubro deste ano de 2025 as tradicionais festividades em honra ao Apóstolo e Mártir. Nele, digníssimo discípulo de Cristo, contempla-se a prodigiosa ação divina, sobretudo por seu frutuoso trabalho evangélico missionário, intimamente entrelaçado à missão apostólica que lhe foi confiada pelo Redentor.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: