Paróquias iniciam festejos à São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis

No dia 28 de outubro os católicos celebram São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e das causas impossíveis e desesperadas, o santo também é padroeiro de duas Paróquias da Diocese de São João del-Rei, sendo um localizada na cidade sede e outra em Lavras, na região Sul de Minas Gerais. Em clima de festa, missas, novenário e procissões marcam as programações que se iniciam no próximo dia 19.

Segundo antigas tradições, era primo de Jesus, pois sua mãe, era prima da Virgem Maria e seu pai, Alfeu ou Cléofas, era primo de São José, o esposo da Virgem e Pai terreno do Cristo. Judas e Tiago, seu irmão, estavam entre os doze escolhidos para serem os primeiros discípulos de Jesus.  Por tal razão, suas imagens o retratam com uma medalha ao peito na qual está impressa a efígie de Cristo. Traz consigo também o machado de seu martírio, instrumento pelo qual doou a vida em fidelidade a Cristo. Importante não o confundirmos com Judas Iscariotes, o traidor.

Apesar de pouco citado nos Evangelhos, São Judas Tadeu desempenhou um papel crucial na evangelização e conversão dos povos pagãos do império persa, nas regiões que hoje correspondem ao Oriente Médio. São Judas Tadeu foi achado digno da glória dos justos não somente pela palma do martírio, como também pelo nobre exercício de sua vocação. Por levar a boa nova do Evangelho às primeiras nações, se tornou para os povos testemunha viva da fé e da misericórdia, a especial força do amor, que prevalece sobre o pecado e sobre a infidelidade do povo eleito.

Sua devoção tamanha provém, pela tradição católica, de uma aparição divina a uma religiosa do século XIV. O exemplo de fê extraordinária do apóstolo, que ressoa de sua carta bíblica, como um reflexo do Cristo misericordioso, nos suscita a buscar em São Judas Tadeu o auxílio necessário nas dificuldades, especialmente nos casos mais desesperados.

As Paróquia dedicadas à São Judas Tadeu, movidas pelo testemunho de seu padroeiro, promoverá entre os dias 19 e 29 de outubro deste ano de 2023 as tradicionais festividades em honra ao Apóstolo e Mártir. Nele, digníssimo discípulo de Cristo, contempla-se a prodigiosa ação divina, sobretudo por seu frutuoso trabalho evangélico missionário, intimamente entrelaçado à missão apostólica que lhe foi confiada pelo Redentor.

Na proximidade da conclusão do Ano Vocacional do Brasil, a comunidade rende graças ao Espírito Santo por este tempo favorável para exortar os cristãos para o chamado inato plantado por Deus no íntimo que faz arder os corações e despertar para a missão. Nessa perspectiva, todos os fiéis e devotos são convidados a unir em comunhão com a Igreja no Brasil e redescobrir o primordial meio escolhido pelo Senhor para empregar os talentos a serviço do Reino de Deus.

Com o tema geral: “Vocação: Graça e Missão”, ambas comunidades vão buscar refletir, a cada dia, alicerçados no testemunho de São Judas Tadeu, sobre os modos de “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus” (Texto Base, n.11).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

São João de-Rei

 

Lavras