Paróquias promovem festa à Sant’Ana, avó de Jesus

Padroeira de duas paróquias da Diocese, Sant’Ana vem sendo festejada com novenário, missas e homenagens. O ápice da programação será na terça-feira, 26.

Na cidade de Barroso, a festa, este ano, tem como tema de reflexão “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, com celebração da Santa Missa e Novena com dois horários, sendo as 15h00 e às 19h00. Houve também uma alteração na primeira missa do dia 26, que será as 8h00.

Já na cidade de Lavras as novidades da festa da padroeira adentram a parte social com sorteio de prêmios e a Campanha dos padrinhos e madrinhas de Sant’Ana. A programação conta ainda com missas e novenário.

Sant’Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Sobre ela, porém, há poucos dados biográficos. As referências que chegaram até nós sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Em hebraico, Ana exprime “graça”.

Segundo a tradição, Ana era estéril e de idade avançada. Pela sua vida de fé e temos a Deus, ela e Joaquim, seu esposo, teriam sido agraciados por Deus com o nascimento da Virgem Maria.

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).