Na última quinta-feira, 04, quando a Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Christi, as Paróquias do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e São José Operário, ambas de São João del-Rei, realizam o rito de investidura de novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE), e renovação dos demais ministros em exercício.
Segundo o portal de notícias do Vaticano, “o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.”
Investidura (preposição in e verbo vestire, “vestir”, de vestis, “manto”) significa a instalação formal de alguém (herdeiro, candidato eleito) e nesta ocasião os candidatos se tornaram novos Ministros Extraordinários da Comunhão, novos missionários da fé eucarística.
O rito das investiduras contou com a apresentação dos candidatos, que se dirigem a frente do altar para apresentação à assembleia pela chamada, em seguida ocorre a exortação aos mesmos sobre a sublime tarefa do Ministro na Igreja e na vida da Comunidade, seu papel de exemplo de humildade como Cristo é, o Compromisso em que cada candidato assume sua missão de ser Ministros de Cristo, levar Eucaristia e a palavra de Deus em muitos lares e famílias cristãs.





