Pastoral da Criança completa 30 anos de atuação na Diocese de São João del-Rei

Mobilizar famílias para o combate à mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida familiar. Este é o principal objetivo da Pastoral da Criança de todo o país. Ela exercita práticas referentes à saúde, à alimentação, à educação, à cidadania e à espiritualidade da faixa infantil que compõe os grupos mais miseráveis. Na Diocese de São João del-Rei o trabalho foi implantado em 1990 e, neste 30 anos de história, se faz presente no trabalho pastoral e na vida de muitas pessoas.

Os trabalhadores da Pastoral são voluntários. Normalmente suas lideranças integram a comunidade na qual atuam, o que lhes permite conhecer mais intimamente a realidade familiar do ambiente em que residem e assim melhor orientar e auxiliar os que buscam ajuda junto a esta organização de cunho social.

Para celebrar a data, o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, agradeceu os integrantes da Pastoral e falou sobre o importante trabalho realizado na comunidade, inclusive, neste período de pandemia.

As tarefas desenvolvidas pela Pastoral têm como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência qualitativa e pelo progresso pessoal de cada uma. As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.

A assistência à comunidade é de natureza ecumênica, sempre com a bandeira da prática do amor, da fraternidade e da paz. A intenção é sustentar também moralmente os membros das famílias pobres, para que elas possam melhor resolver suas dificuldades. Os dirigentes dos grupos são constantemente conduzidos pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

Atualmente a Pastoral da Criança na Diocese de São João del-Rei tem a coordenação da Maria Nelza Feliciano, a direção espiritual do Padre Geraldo Magela da Silva e uma grande equipe de setor e coordenação paroquial. Atualmente o trabalho vem sendo realizado em 15 paróquias da Diocese.

Acompanhe o vídeo comemorativo produzido pela coordenação da Pastoral da Criança:

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).