Pastoral da Juventude realizada Ampliada Diocesana em Lavras

Com o tema “Ser tão PJ: romper barreiras, renovar a esperança e celebrar a vida”, diversos líderes e coordenadores juvenis se reuniram nos dias 25 e 26 de junho, no Recanto Sagrado Coração de Jesus, em Lavras, para a Ampliada Diocesana da Pastoral da Juventude. O evento foi de grande importância para a caminhada de fé dos jovens e contou com momentos de análise, formação e oração.

13563611_1043305119085615_1836169214_nA Ampliada Diocesana da Pastoral da Juventude teve como objetivo a análise de realidade dos grupos de base da diocese, julgar o atual momento vivenciado pela Palavra de Deus, planejar a ação pastoral para o próximo ano por meio das pistas de ações e Plano Pastoral, e formação e integração das lideranças juvenis enquanto Pastoral da Juventude (PJ). Segundo Victor Lellis, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, o objetivo proposto foi alcançado. “A ampliada é um melhor momento para partilha de vida, experiências e dificuldades enfrentadas em nossa caminhada, momento de rever amizades e fazer novas, renovando nossas energias para continuar o caminho rumo a Civilização do Amor, lutando pelas nossas causas, pelas causas do Reino”, explica.

Além do mapeamento dos grupos de base da PJ na diocese e muita partilha, os jovens desfrutaram da presença de Dom Célio, que foi enfático ao recordar a todos da missão profética da PJ na Igreja do Brasil. Além do bispo, o evento contou com a presença do padre Clayton Nogueira, que assessora a Pastoral da Juventude em Lavras.

13579050_1043305182418942_1244654740_nA programação também contou com oficinas, sendo a primeira ministrada por Lucas Lara, Pedro Augusto e Vitor Barra (representantes do Setor Juventude), trabalhou temas como ambientação, mística, espiritualidade e liturgia. Outra oficina trabalhada pela coordenação diocesana da PJ levou o tema “Somos Igreja Jovem” tendo por base os documentos “Na trilha do Grupo de Jovens”. Por fim, pelas palavras dos jovens líderes, elencaram prioridades e pistas de ações que possibilitam a criação do Plano de Pastoral para o ano de 2017.

Pedro Augusto, um dos assessores do Setor Juventude presente, destacou o engajamento dos jovens e os fortes momentos de mística e espiritualidade propostos, principalmente com a oração do Ofício Divino da Juventude. “A Ampliada da PJ foi um momento ímpar de comunhão e planejamento. Os jovens participantes deram testemunho do compromisso pelo Reino de Deus em suas realidades sociais. A seriedade e o clima orante deixaram o encontro ainda mais intenso. Vislumbrou-se um futuro próximo de muitas realizações na PJ, com atividades que visam reestruturar a coordenação, articular assessores e formar novas lideranças. É bonito ver que nossa diocese conta com uma juventude engajada, que se empenha na evangelização de outros jovens”, destaca.

Fotografias e colaboração de Lucas Lara

27 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).