Pastoral Familiar promove evento sobre Método de Ovulação Billings

Com o objetivo de formar os agentes de preparação para o pré-Matrimônio no tema dos Métodos de Ovulação Billings (MOB), que a Pastoral Familiar promoveu no último sábado, 03, no Salão irmão Sol, em São joão del-Rei, um evento de estudo e formação.

Segundo o assessor da Pastoral Familiar, padre Cristiano Assis, o evento teve o objetivo de “motivar os casais acolhedores, que trabalham no setor pré-matrimonial, a buscarem a formação e o conhecimento, para transmitir com sabedoria as orientações do magistério da Igreja, no trabalho de preparação junto aos casais de noivos. Ao desenvolver esse encontro formativo, se cumpre os propósitos pastorais de colocar em prática as prioridades “família” e a “formação dos leigos”, que foram escolhidas para ação pastoral da Diocese de São João del-Rei”, explica.

O Encontro contou com duas partes. Na primeira, foi apresentado um breve história da contracepção, desde a antiguidade, mostrando o que é um método natural, assim como sua classificação e técnicas utilizadas entre natural e não natural ( pílula e outras químicas, DIU, preservativo, coito interrompido, tabelinha, método da temperatura, MOB etc).

Foi apresentado também os motivos que a Igreja considera lícito o uso de um método natural e o contexto em que foi descoberto o MOB no século passado, juntamente com a relação de São João Paulo II e São Paulo VI.

Dentre os palestrantes, estiveram o casal Karina e André Parreira, autores do livro “Matrimônio, Encontros de Preparação”. Eles aproveitaram para explicar o capítulo 8 do livro, destacando os ensinamentos teológicos da Igreja para família. Fabiano Nunes Santos e sua esposa, Mayra Carvalho, foram outros condutores do evento. Eles falaram sobre os aspectos teórico e prático do Método Billings.

A segunda parte do evento apresentou detalhes do funcionamento do MOB, sua eficácia (igual ou superior à pílula), testemunhos e momentos de perguntas de ordem prática.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).