A Pastoral Familiar realizou no último final de semana o encontro diocesano de formação. Para facilitar o acesso e participação de representantes de toda a diocese, o encontro aconteceu em dois setores, sendo o primeiro na cidade de Lavras (16 de Novembro) e o segundo em São João del-Rei (23 de Novembro). No total, participaram cerca de 230 agentes da Pastoral Familiar e de outros movimentos de família presentes da Diocese
A formação foi dividida em dois temas. Um, abordando a Catequese Matrimonial e a preparação para o Sacramento do Matrimônio, partindo de uma reflexão sobre algumas das preocupações mais evidentes do Papa Francisco em relação ao Matrimônio: nulidades matrimoniais, preparação e acompanhamento dos casais e a fecundidade.
Partindo de uma revisão sobre o conceito de Matrimônio à partir do Catecismo da Igreja Católica, o evento serviu, ainda, para reforçadas as orientações da Igreja sobre a preparação para o Matrimônio, especialmente o recente documento “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial”, publicado em 2022 pelo Dicastério para os leigos a família e a vida. Também foram discutidas algumas questões sobre nulidade matrimonial, bem como sobre a preocupação de Francisco sobre a baixa taxa de natalidade nos matrimônios das últimas décadas.
No segundo momento, foi refletido o Jubileu de 2025, com seu embasamento na história e na doutrina, reforçando sua importância na vivência da fé. Também foi apresentado o decreto do Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, sobre o ano jubilar na Diocese. Ao final, foi apresentado o calendário 2025 da Pastoral Familiar, contendo diversos momentos de formações presenciais e o início da Escola de Família, uma formação online que acontecerá mensalmente na segunda quarta-feira do mês, aberta a todos os interessados da Diocese.









































