Pastoral familiar se reúne em Simpósio e Peregrinação no Santuário de Aparecida

Agentes da Pastoral Familiar de todo o país estiveram reunidos no último fim de semana (25 e 26), no Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo, para a 11ª Peregrinação e o 9º Simpósio Nacional da Família. Com o tema “Em Família, defendemos a Vida!” e lema “A Família, como vai”, o evento proporcionou uma reflexão em defesa da dignidade da vida e um olhar atento à família na atualidade.

Da Diocese de São João del-Rei participaram cerca de 70 agentes, vindos de São João del-Rei, Lavras, Itumirim, Nazareno e Andrelândia, além do padre assessor, padre Cristiano Assis. “Estamos tendo respostas positivas demonstrada através de participação em todos os momentos de formação em nossa Diocese, seja o Inapaf, pré matrimônio, casos especiais, MOB. Um exemplo disso foi este simpósio, onde tivemos uma boa representação”, explicou Cristina Sâmia Carvalho que, juntamente com o marido Gil Ney de Carvalho, coordenam a Pastoral Familiar na Diocese.

Dentre o momento de palestra, o André e Karina Parreira, com seus sete filhos, exemplificaram a inserção da palavra de Deus na rotina, sintetizando a vivência familiar no seio da igreja. Segundo José Afonso, um dos filhos do casal, a família é muito importante para este aprendizado religioso. “Em casa, meus pais sempre me ensinaram sobre a Igreja e seus ensinamentos. Converso e aprendo com eles”, explicou o jovem de 12 anos.

O encontro é realizado anualmente pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar e a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Informações: A12

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).