Pastoral Universitária é implantada em Lavras

A cidade de Lavras sediou no último sábado, 26, o encontro de implantação da Pastoral Universitária na Diocese de São João del-Rei. Promovido pela articulação do pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Padre Samuel Detomi, o encontro contou com a assessoria do secretário da Pastoral Universitária no Regional Leste 2, Ismael Deyber Oliveira Silva.

O evento reuniu estudantes, professores e técnicos que trabalham em universidades da cidade. A reflexão promovida na roda de conversas durante o encontro, realizado no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, teve como tema “Ser Cristão na Universidade: caminhos para uma cultura do encontro” e buscou incentivar a troca de experiências significativas sobre a presença no meio universitário, diante dos crescentes desafios enfrentados atualmente.

O secretário da Pastoral Universitária também abordou em sua assessoria os caminhos para a estruturação e dinamização da Pastoral Universitária, possuindo como base o Estudo 112 “Setor Universidades da Igreja no Brasil: Identidade e Missão”, lançado este ano pelo Setor Universidades da CNBB. Segundo Ismael, a missão evangelizadora no âmbito universitário se realiza, sobretudo, no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), na integração com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, através dos eixos que contemplam a espiritualidade, a reflexão sobre temas da atualidade e do diálogo entre fé e razão, e as ações socioeducativas.

Outro ponto ressaltado na conversa diz respeito à característica de espaço de convergência que deve nortear a Pastoral Universitária, reunindo na perspectiva da sinodalidade as múltiplas forças evangelizadoras que atuam no âmbito universitário. Neste aspecto, foi importante a presença de representantes do Ministério Universidades Renovadas (MUR), da Renovação Carismática Católica, que partilharam experiências realizadas na cidade.

Rômulo Bauth participou do encontro e aprovou a iniciativa. Segundo o jovem, estudante do curso de Psicologia, há um grande entusiasmo em participar da Pastoral Universitária. “O nosso coração se abrasa por reconhecermos que a Igreja quer estar juntos dos universitários que, antes de tudo, têm o coração inquieto por repousar no conhecimento de Deus”, explica.

Como próximos passos a serem cumpridos no processo de implantação da Pastoral Universitária, os presentes reforçaram o compromisso de realizarem um aprofundamento sobre o conteúdo do Estudo 112 e na elaboração de um planejamento para o ano de 2020.

De acordo com Ismael, o encontro de implantação em Lavras significa um avanço significativo na abrangência da ação pastoral no âmbito universitário no Regional Leste 2, uma vez que a cidade se destaca pela presença de estudantes, professores e técnicos universitários e pode, assim, proporcionar uma efetiva caminhada de acolhida e organização pastoral, reunindo o potencial de impulsionar outras experiências na Diocese de São João del-Rei e em outras cidades universitárias presentes no Regional.

Fotografias: Padre Samuel Detomi