Percurso religioso que ligará Santuário da Piedade à Aparecida envolve sete cidades da Diocese

Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, entre França e Espanha, o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), ligando o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, passando por trinta municípios mineiros e seis paulistas, até o Santuário de Aparecida, Padroeira do Brasil, num percurso de mil quilômetros. Para um melhor planejamento foi realizado na tarde de terça-feira, 06, um Seminário de Sensibilização e Promoção. O evento reuniu padres, representantes de turismo e demais autoridades.

Reunidos no Salão Irmão Sol, próximo ao campus da Universidade federal de São João del-Rei (UFSJ), o evento teve o objetivo de sensibilizar e mobilizar os governos municipais, as instituições religiosas e civis, juntamente com as comunidades locais, para participar, efetivamente, na instalação e desenvolvimento do projeto.

O momento serviu para promover, tirar dúvidas e distribuir materiais. A ação foi direcionada a sete cidades da Diocese: Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, Carrancas, Santa Cruz de Minas, Minduri e São João del-Rei. “Acho esse primeiro momento importante para se criar uma rede de comunicação e colaboração neste projeto que envolve diversos pontos da Diocese”, destaca o Vigário geral, padre Dirceu Medeiros.

O projeto do Crer oferece uma oportunidade para brasileiros e turistas percorrem a pé, de bicicleta, a cavalo ou com veículos automotores um trajeto especial de peregrinação e meditação, que abrange 86 municípios. “O caminho não é criado e sim produzidos pela experiência humana mais significativa. Quando propomos algo religioso, passamos a tratar com algo sagrado. O Crer passará por um território que as pessoas já fazem seus caminhos de fé, religiosidade e até antropológico. A vida em si é uma caminhada. O que fazemos sempre é peregrinar”, explica o professor da PUC-Minas e colaborar do Setor Cultural da CNBB, Josimar Azevedo.

Assim como na região da Diocese, o grupo irá realizar outros Seminários de Sensibilização e Promoção do projeto. A previsão é que reúna com todos os representantes dos Municípios envolvidos.

Padre da Diocese participaram de seminário representando suas respectivas cidades de atuação.