Na última segunda-feira, 24 de março, às 5h da manhã, seminaristas das três etapas formativas do Seminário São Tiago, acompanhados por seus formadores e pelo Bispo Diocesano, Dom José, realizaram uma Peregrinação Jubilar ao Santuário da Santíssima Trindade em Tiradentes, dentro das celebrações do Jubileu Peregrinos de Esperança 2025. A peregrinação teve início em frente a Igreja do Candonga e foi marcada pela oração da Via Sacra, cujas reflexões foram escritas pelos próprios seminaristas.
A iniciativa reuniu seminaristas das etapas Propedêutica, Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia), sob a orientação do Padre Javé, Reitor do Seminário Maior, e do Padre Elissandro, Reitor do Seminário Propedêutico. O Diácono Juliano, que reside no Seminário Propedêutico, também estava presente. Padre Álisson, Reitor do Santuário, acolheu os seminaristas para o início da peregrinação com uma cruz peregrina. O Bispo Diocesano, Dom José, esteve presente durante toda a peregrinação, fortalecendo a caminhada com seu testemunho alegre e marcante, confirmando os seminaristas na fé.
Segundo Padre Javé, Reitor do Seminário, “a Via Sacra e a primeira Peregrinação Jubilar do nosso Seminário São Tiago foi uma experiência muito significativa. Momento de meditar os passos da Paixão do Senhor Jesus e momento de entender a nossa vocação sob o prisma da esperança. Essa Via Sacra tem se tornado tradicional para nós, pois todos os anos a realizamos com maior ênfase e nela refletimos a partir de textos escritos pelos próprios seminaristas, sempre a partir de um tema. Esse ano meditamos sobre a esperança, no contexto do ano Jubilar. Foi um momento muito bonito. A chuva torrencial não nos desanimou, mas nos fez entender que ‘banhados em Cristo somos novas criaturas’ e que a esperança que Deus plantou em nós precisa ser regada e cultivada”.
Mesmo sob chuva intensa durante o percurso pela histórica Estrada Real, os seminaristas seguiram com entusiasmo e devoção, completando o trajeto até o santuário. O seminarista Olímpio destaca: “A caminhada penitencial, rezando a Via Sacra e o encerramento com a Santa Missa foram momentos muito profundos do nosso itinerário quaresmal deste ano de 2025. Esse já era um costume piedoso do nosso seminário, antes realizado no morro do Cristo, em Juiz de Fora, mas que neste Ano Santo tivemos a oportunidade de realizar tendo como meta o Santuário da Santíssima Trindade, uma das Igrejas Jubilares de nossa diocese. A paisagem da Serra de São José, a chuva e a Estrada Real também foram dádivas de particular bondade de Deus, que nos fala através da sua criação e da nossa história. Mesmo molhados pela chuva, continuamos o caminhar em uma celebração de intensa devoção, em que pudemos unir nossa caminhada de fé ao caminho doloroso do Senhor até o Calvário, ao mesmo tempo em que recordamos as dores de nossos irmãos e irmãs e a necessidade de sermos sinais de esperança em um mundo tão necessitado dela”.
Para o seminarista Bruno, a peregrinação também teve especial relevância espiritual e vocacional: “As peregrinações durante o Ano Santo são de grande profundidade espiritual e renovação interior. Esta, feita particularmente com meus irmãos do seminário São Tiago, surge como uma oportunidade única de vivenciar de forma intensa o sentido da penitência, da oração e da conversão no contexto do Ano Jubilar em nossa Diocese. O caminho da penitência e da oração é essencial para o fortalecimento da nossa fé e do nosso compromisso com a Igreja. Ao caminharmos juntos, fortalecidos pela comunhão fraterna, somos chamados a abrir o coração para as muitas graças que o Senhor nos reserva. Esta peregrinação foi uma verdadeira oportunidade de renovação, um tempo de reflexão sobre nossos próprios limites e fraquezas, mas também de contemplação da infinita misericórdia de Deus”.
A chegada ao Santuário foi coroada com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom José, seguida por um acolhedor café da manhã oferecido gentilmente pelo Padre Álisson. Assim, apesar dos desafios climáticos e físicos enfrentados, esta peregrinação jubilar representou para os seminaristas da Diocese de São João del-Rei um importante momento de crescimento espiritual e fortalecimento vocacional, como testemunhou o seminarista Bruno ao concluir: “Experimentamos a graça de um Cristo que caminha conosco. A penitência, expressão de nossa humildade e arrependimento, é preparação necessária para os compromissos futuros. Mas, acima de tudo, este momento fortaleceu nossa vocação e renovou nosso desejo de servir à Igreja, com um coração mais puro e voltado ao próximo”.
Acesse aqui o texto da Via Sacra rezado e preparado pelos seminaristas.










