Prados encerra o mês de maio com 2º edição do Tributo a Maria

Maio é dedicado à Nossa Senhora e para encerrar o mês temático a Paróquia de Prados vai realizar novamente o “Tributo à Maria”. O evento online ocorreu pela primeira vez em 2020 como uma forma de adaptação diante da pandemia. A ideia deu certo e adentrou no calendário deste ano. Além de músicas e reflexões, a programação conta, ainda, com grandes momentos de fé, depoimentos e testemunhos.

Essa dedicação do 5º mês do ano à Virgem Maria faz parte das tradições da Igreja Católica e que remontam desde à Grécia antiga. É um convite para se voltar o olhar a mãe querida para fazer pedidos e, principalmente, agradecimentos.

“É importante viver intensamente o mês, reaprendendo as virtudes, se fazendo discípulo na escola de Maria que nos ensina a escutar a palavra de Deus, a cumprir em vida a vontade d’Ele. É sempre uma oportunidade de reaprender as virtudes de Nossa Senhora, colocar em prática na nossa vida, aquilo que ela fez, mesmo sendo tão pequena, simples e humilde”, pontua o pároco e incentivador do evento, padre Rondineli Cristino.

E se engana quem pensa que essa manifestação devocional surgiu agora. Segundo o sacerdote, essa movimentação durante o mês de maio já é costumeiro na comunidade. Agora, sendo realizada de forma remota.

“Esta festa sempre foi difundida na cidade de Prados, seja com a recitação do terço, Santa Missa, coroação pelas crianças, confraternização e quermesse. Agora, com as celebrações restritas ao interior da igreja matriz e participação limitada de fiéis, faremos o encerramento do mês novamente em formato de live. A homenagem será uma oportunidade de alcançar o lar de todos os pradenses, que, de suas casas, terão a oportunidade de viver intensamente essa festa”, destaca o sacerdote.

E os fiéis podem ficar preparados pois a expetativa é grande. Ao todo são mais de 25 pessoas que tem se mobilizado para o evento e, claro, respeitando as normas de prevenção ao Covid-19. Equipe de apoio, sonorização, luz, imagem, cantores e banda. Uma intensa dedicação em busca da evangelização.

“Para este ano teremos um amplo repertório, que contempla músicas populares da nossa igreja e tradicionais, como o Salve Regina, cantada em gregoriano. Além dessas, teremos interpretações de bandas e artistas atuais, tais como Colo de Deus, Eliana Ribeiro e Adriana Arydes. Sem dúvida, será um momento de grande emoção”, reforça Matheus Cunha, um dos organizadores.

A programação especial para o fim do mês de maio segue até a segunda-feira, 31, com missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, Benção do Santíssimo Sacramento e coroação da imagem. Os interessados vão poder acompanhar todas as celebrações pelas redes sociais da paróquia: facebook/paroquiaprados e pelo canal no YouTube.

26 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).