É tradição dos devotos de Nossa Senhora realizar, durante o mês de maio, a cerimônia de Coroação da imagem da Virgem Maria. Uma tradição iniciada no século XIII, mas solidificada apenas no século XIV, quando São Felipe Neri dedicou o 5º do mês do ano em homenagem a Mãe de Jesus. Vestidas de anjos – forma mais tradicional da coroação – as crianças fazem um verdadeiro céu na igreja, ofertando presentes com fortes simbolismos como a palma, véu e a coroa.
Na cidade de Prados a tradição já é enraizada na agenda paroquial. Durante todos os dias os fiéis se reúnem para celebrar a missa e executar distintas manifestações de dovoção mariana. “A espiritualidade do povo de Prados é profundamente marcada pela devoção mariana. Ao longo de todo o ano são diversas festas e eventos nos quais as pessoas externam essa devoção em atos de piedade. A festa da padroeira, a festa de Nossa Senhora do Livramento e as celebrações do mês de maio nas comunidades, com a prática das coroações, realizadas por crianças vestidas de anjos, são exemplos de manifestações de como o povo fiel ama Nossa Senhora e confia no caminho apontado ela para o seguimento de Jesus”, destaca o seminarista Ronan Costa Silva.
Romilda Aparecida Ferreira faz parte dessa história. Quando criança ela era uma das meninas com asas e roupas acetinadas. Hoje, a professora é responsável por ajudar na preparação das crianças para a coroação. Se antes haviam ensaios na capela, hoje, com a tecnologia, eles acontecem em grupos de whatsapp. Mas a essência, segunda ela, continua a mesma. “Quando eu era criança eu já cantava para a Nossa Senhora e a gente cresce e mantêm esse costume. Todo ano tem essas homenagens e é tão bonito manter isso e incentivas as crianças da comunidade a realizar a coroação. A gente ama Maria e por isso realizamos aso homenagens”.
um forte momento de fé e de confraternização, segundo a ministra, Maria Gorete Paula Moreira. “Já ajudo nessa festa há mais de 25 anos. Sempre vejo essa mobilização de toda a comunidade nestas festas do mês de Mario. Ficamos dois anos sem realizar, por causa da pandemia. Já estava com saudade dessa festa, dessa confraternidade”.
Comunidade Vila Carassa
Esse é o primeiro ano que a Vila Carassa participa das celebrações do mês de maio. A Comunidade paroquial dedicada à São José Operário é recente, consagrado no domingo, dia 01º. Reunindo dezenas de fiéis, entre eles, operários e artesãos, a celebração foi realizada, junto à gruta com a imagem do santo carpinteiro. Uma momento de grande alegria para o artesão Benedito Alberto de Andrade.
“O lugar é pequeno mas de um povo firme na fé. Sempre tive esse sonho de construir uma gruta e esculpir a imagem de São José. Devido a pandemia e a paralisação do serviços, coloquei esse sonho em prática e sempre com um grande apoio do padre. É muito bonito ver essa mobilização de todos, agora, em homenagem a Nossa Senhora”, pontua.
Programação especial