Preservação do patrimônio material e imaterial da Igreja é discutida durante reunião da Comissão

A Comissão de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida, em videoconferência, na manhã de 22 de novembro. A reunião foi conduzida por Dom Geovane Luiz da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Referencial da Comissão Bens Culturais da Igreja e Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora e Referencial da Comissão Bens Culturais da Igreja.

O encontro ocorreu para organizar a agenda de atividades para o ano de 2023, definir critérios para a participação de membros e elaborar o regimento interno. Também foi dado ênfase a importância da Comissão para a preservação do patrimônio material e imaterial das Igrejas em Minas Gerais e no processo de evangelização.

Dando continuidade aos temas que foram abordados na reunião anterior, os participantes discutiram sobre as novas atribuições para a Comissão que podem ser desenvolvidas nas Arquidioceses e Dioceses do regional.

Além disso, houve a proposta de realizar, no próximo ano, um evento de formação visando a conservação preventiva dentro das comunidades envolvidas com o patrimônio cultural eclesiástico. A ideia foi bem recebida pelos membros. Já em 2024, deve acontecer outra iniciativa, o VI Seminário de Bens Culturais da Igreja. Mais informações sobre os eventos devem ser divulgadas em breve.

O próximo encontro da Comissão deve ser realizado em fevereiro de 2023.

Fonte: cnbbleste2.org.br