Uma oportunidade para reforçar os sentimentos, sentir saudade e homenagear os entes queridos que já foram ao encontro de Deus. Estes serão os traços desta quarta-feira, 02 de novembro, quando a Igreja Católica celebra o Dia de Finados, não celebrando a morte, mas a vida. Uma celebração iniciada no século V e que se perpetua até hoje.
Seja acendendo velas, ornamentando com flores, enfim, são várias as manifestações de carinho e dedicação que demonstram o ato de fé e amor com aquela pessoa que já se foi, mas por quem ainda se nutri sentimentos.
Com gestos simples e muita oração, celebrações de missas e caminhadas pela vida serão realizadas no território diocesano. Milhares de fiéis devem passar pelos cemitérios localizados nas 25 cidades que compõem a Diocese de São João del-Rei.
A Igreja Católica ainda orienta que todas as pessoas que forem ao cemitério durante a primeira semana de novembro, podem lucrar Indulgência Plenária, em favor dos fieis defuntos, rezando o Credo, Pai Nosso e Ave Maria. Mas para que isso aconteça é necessário que a pessoa tenha recebido o Sacramento da Confissão, participado da Santa Missa e rezado nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco.
Na CATEDRAL BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR a programação tem início logo cedo, com missa às 6 horas, na Igreja do Rosário; 7h e às 19 horas, na Catedral do Pilar; às 8 horas, no Cemitério das Irmandades da Catedral e no Cemitério do Carmo; às 10 horas, na Igreja das Mercês.
Além da Catedral, missas e caminhadas da ressurreição estão previstas nas agendas das demais paróquias.
Visite as redes sociais da sua paróquia e acompanhe a programação!