Quilombolas de Jaguara comemoram o Dia da Consciência Negra

A comunidade quilombola de Jaguara, localizada há 20 km do município de Nazareno, celebrou no último domingo, 11, o Dia da Consciência Negra. A grande festa contou com muita danças, comidas e manifestações de grupos que fazem permanecer viva a cultura dos afrodescendentes na região.

A festa mobiliza os moradores que são os responsáveis pelo preparo de comidas típicas e reforçam a identidade cultural que, durante um tempo, veio sendo esquecidas na região. Padre Fábio Damasceno, pároco, presidiu a missa na capela da comunidade e destacou o heroísmo dos negros nesta terra que tanto os oprimiu. Hoje, também, homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional no dia 20 de novembro e reforça a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, frente a situações de desigualdades e preconceitos.

Fotos: Rodrigo Augusto / Pascom

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).